Irmãs Franciscanas celebram III Capítulo Brasileiro de Esteiras

10.04.2018

As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã das Províncias Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus celebraram entre os dias 6 e 8 de abril, em São Leopoldo,  o III Capítulo Brasileiro de Esteiras, com o tema “Unidas no Carisma em Missão, com Gratidão e Esperança”. O Capítulo teve a participação de mais de 100 Irmãs, vindas de diferentes locais de missão no Brasil e 5 Irmãs representantes das três Províncias dos Estados Unidos. Assim, as cinco Províncias do Continente Americano tiveram representação. A Ministra Geral, Ir. Deborah Lockwood e a Assistente Geral Ir Dirce M. Limberger vieram de Roma para prestigiar o evento.

A Celebração do Capítulo de Esteiras nos remete ao primeiro Capítulo (grande encontro) realizado em 1217, quando São Francisco de Assis reuniu cinco mil frades ao ar livre para rezar, cantar, conversar e partilhar a vida. Pelo grande número, não foi possível encontrar hospedagem e os frades dormiram sobre esteiras. Este acontecimento inspira ainda hoje franciscanos e franciscanas a se encontrar a partir de diferentes lugares e realidades de missão, para fortalecerem as relações humanas e fraternas, fazerem memória e revigorarem a sua fé em Deus.

D. Aloísio Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul, em uma conferência realizada no dia 7 fez o aprofundamento do tema. Os dias foram permeados de partilhas de vida, de missão e oração. Em solene celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, presidida por D. Zeno Hastenteufel, Bispo de Novo Hamburgo, as participantes do Capítulo puderam recordar as origens da Congregação no Brasil, pois foi nesta igreja que as seis primeiras Irmãs foram acolhidas em 1872.  No ano de 2018, as Irmãs Franciscanas também celebram os 90 anos de criação da primeira Província (do Sagrado Coração de Jesus), em solo brasileiro.

A celebração eucarística conclusiva aconteceu na Capela do Colégio São José e foi presidida pelo Arcebispo D. Jaime Spengler que destacou a importância da realização de um Capítulo de Esteiras na vida da Congregação e da Igreja. Irmã Deborah  fez o envio das Irmãs para as comunidades, ressaltado o papel missionário de cada Irmã pela sua presença franciscana de paz e esperança.