Instituto São Francisco reúne reitores dos seminários

24.04.2018

O Seminário Maior de Viamão e o Seminário Menor de Gravataí são responsáveis pela formação de dezenas de padres. Pensando no futuro dos novos estudantes e de uma nova estrutura física que se adapte aos novos tempos, o Grupo de Trabalho se reuniu no dia 19 de abril, no Instituto de Educação São Francisco para discutir e planejar possíveis propostas de reestruturação dos dois seminários, informou o coordenador, Pe. Cirineu Furlanetto.

Pe. José Luiz Schaedler, Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco e Reitor do Santuário de Fátima, disse que o importante neste momento é manter uma periodicidade nos encontros do grupo para "colocar no papel ideias reais de como realizar as mudanças levando em conta uma boa formação aos seminaristas"; isso passa pelo projeto físico dos seminários. “Precisamos neste momento, pensar pequenos espaços de convivência otimizando-os em multiespaços, que sirvam para diversos momentos de encontros e formação”, enfatizou. Para o Pe. Lívio, reitor do Seminário de Gravataí, essas mudanças devem partir de uma reflexão pedagógica. “Toda a estrutura física deverá ser conduzida mediante aos projetos pedagógicos de formação elaborados para os seminaristas”, destacou. Aconteceram diversas indagações que serão levadas para os próximos encontros.

O GT volta se reunir para dar continuidade aos debates e anotações na construção de uma proposta ideal para os seminários e para a formação de novos sacerdotes levando em conta o tempo de hoje, chamado de pós-moderno.

 

 

 

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre