Igreja Sagrado Coração de Jesus celebra 120 anos

06.06.2018

Fundada em 1898, a paróquia Sagrado Coração de Jesus completa 120 anos durante as festividades de seu padroeiro, que estão sendo realizadas de 7 a 10 de junho. Localizada na zona Sul de Porto Alegre (Rua Padre João Baptista Reus, 1133, esquina com Travessa Nossa Senhora de Lourdes), a igreja atualmente pertence ao Bairro Sétimo Céu e é administrada por padre Jaime Caspary, tendo como vigário o padre João Carlos Srack. “Chamamos carinhosamente este local de ‘Sítio Paroquial’, pois tem 1.400 metros quadrados, possui diversidade de árvores frutíferas, folhagens e animais silvestres”, conta padre Caspary.

Nos dias 7, 8, 9 e 10 será realizado o Tríduo e Festa do Jubileu dos 120 anos de fundação, com missas, às 19h (dia 7 - Tema: Fé – Músicos Ferrari e Giba e dia 8 – Tema: Esperança – Grupo de Canto do Apostolado da Oração), às 17h (dia 9 - Tema: Caridade – Maestrina Clarissa e Tenor Giovani). No dia 10, encerramento das celebrações, será realizada a Grande Missa Festiva, às 10h, com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Busin, seguida de procissão até a Ermida, e após até o salão paroquial, onde se realizará o Almoço dos 120 anos. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria da paróquia por R$ 25 (adultos) e R$ 15 (crianças até 12 anos).

História

Os primeiros moradores dos bairros da zona Sul de Porto Alegre eram imigrantes na maioria italianos, dedicados à vinicultura e muito religiosos, uniram-se a eles imigrantes espanhóis, portugueses e tiroleses. Todos se reuniam na Capela dos padres Palotinos, que foi situada no “Morro dos Bugres”, atual bairro Vila Conceição. Contudo o local permitia no máximo 50 pessoas, e fez-se urgente construir uma igreja para abrigar um número maior de fiéis.

Após várias buscas por um local adequado para a construção da igreja, foram doados quatro terrenos onde, hoje, está situada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Situado em terreno inclinado, subindo o morro, o espaço é dividido em 3 partes: igreja e a casa paroquial, área de árvores frutíferas e o Salão Panorâmico, com este nome devido à privilegiada vista para o Guaíba e o seu magnífico pôr-do-sol, e na terceira e última parte do terreno está a Ermida, capela feita de pedras do morro, dedicada a São Francisco de Assis, onde todo o dia 4 de outubro se celebra a “Bênção aos animais”.

As missas na Igreja Sagrado Coração de Jesus ocorrem nos finais de semana, nos sábados às 17h e nos domingos às 9h, 10h30 e 20h. Em datas especiais como Páscoa, Corpus Christi e Santos reverenciados, são realizadas missas também durante a semana, e seus horários são divulgados regularmente no Facebook da Igreja: https://www.facebook.com/igrejadosagradocoracao. Acompanhe e participe das celebrações dos 120 anos.