Bispo de Vacaria: Ordenação Episcopal foi celebrada em Charqueadas

24.07.2018

A cidade de Charqueadas celebrou no último dia 22 de julho, a ordenação episcopal do padre Silvio Guterres Dutra, no Ginásio dos Metalúrgicos, com a presença do Clero da Igreja do Rio Grande do Sul, familiares e amigos e da comunidade. A cerimônia foi presidida pelo bispo ordenante e arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, com a presença dos bispos co-ordenantes, Dom Jacinto Bergmann (Arcebispo de Pelotas e padrinho de ordenação presbiteral) e Dom Irineu Gassen (Bispo Emérito de Vacaria). O Bispo Silvio agradeceu a todos os envolvidos na sua caminhada cristã: “Gratidão ao Deus Trindade que me amou, me criou, me chamou e me sustentou com sua mão poderosa até o dia de hoje. Eu não possuo um projeto de Governo para a pastoral da Diocese. Pois ser bispo de vocês não é um projeto meu. Tudo isso é um projeto de Deus, em uma grande combinação com Nossa Senhora Aparecida e com o papa Francisco. Por isso vamos, juntos, perguntar a eles o que querem de nós e da Igreja de Vacaria. Eu desconfio que não seja pouca coisa. Quero que contem comigo e com a minha grande vontade de servir e de acertar o caminho com vocês”.

O início da Missão do novo bispo, em Vacaria, será no dia 5 de agosto (domingo), na Catedral Nossa Senhora da Oliveira (Rua Borges de Medeiros, 1335), Centro, às 15h. Nomeado sucessor de Dom Irineu Gassen (bispo desde 2008), que teve seu pedido de aposentadoria aceito pela Nunciatura Apostólica do Brasil, bispo Silvio Guterres Dutra foi notificado no dia 9 de maio. Antes, atuava na Arquidiocese de Porto Alegre, como reitor do Seminário Maior de Viamão, responsável pela formação dos seminaristas. Veja as imagens da ordenação episcopal, créditos das fotos Ir. Jurema Andreolla: