Mês das Vocações: saiba como mobilizar a sua comunidade

31.07.2018

Várias dioceses e arquidioceses do país estão aderindo a uma campanha pelas vocações que se espalha pelo Brasil inteiro e outras partes do mundo, como é o caso de Bafatá, no continente africano, como uma ação evangelizadora fundamentada na temática principal “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”. O projeto é uma iniciativa de alguns regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi apresentado em abril deste ano ao episcopado brasileiro durante a 56ª Assembleia Geral da entidade.

A proposta é que cada comunidade coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja. Desenvolvida a partir de dois eixos, o bispo de Paravaí, dom Mário Spaki explica que a ação é colocada em prática quando as comunidades rezam pelas vocações antes de todas as celebrações, reuniões e encontros e quando publicam testemunhos de quem vive com alegria sua vocação.

Oração e Comunicação

Todas as paróquias, comunidades e pastorais, movimentos e grupos são convidados a duas ações: oração e comunicação. Em todos os encontros, reuniões e celebrações deve-se começar ou terminar com uma dezena do rosário pelas vocações. O Papa Francisco disse que o primeiro método para se obter vocações é a oração. Além das orações, a divulgação dos testemunhos vocacionais por meio dos meios de comunicação, a fim de mostrar quantas realidades positivas há como famílias, a dedicação de leigos e leigas, padres, consagrados e consagradas.

Como realizar a ação

Suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo geral da Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação. Na prática:

- Rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial;
- Desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração;
- Dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus;
- Publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais;
- Viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.

Confira, abaixo, o vídeo oficial do projeto “Cada Comunidade Uma Nova Vocação”: