Semana Nacional da Família inicia no dia 12

07.08.2018

Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Segundo Pe. Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, cada cristão batizado precisa esforçar-se para ser no mundo um evangelizador e transmissor das mensagens contidas no evangelho. “Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias, queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família que deve ser a alegria para o mundo”.

Evento realizado anualmente e que já faz parte do calendário de milhares de paróquias do país, a Semana Nacional da Família foi realizada pela primeira vez como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias.

Hora da Família

Produzido para dar continuidade à animação da Semana Nacional da Família e iluminar as diversas datas do calendário, como o dia das mães, dos pais e outras datas, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, apresentam o subsídio “Hora da Família”, que já se encontra disponível aqui para os interessados em celebrar a Semana Nacional da Família e o Encontro Mundial das Famílias.

Para Dom João Bosco, Bispo de Osasco e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB “o Amoris Laetitia continua sendo a maior inspiração das páginas do Hora da Família 2018. Com seu conteúdo sempre fiel à Palavra divina e à doutrina da Igreja consegue levar fé e a esperança a todos. Em Amoris Laetitia há um rio de sabedoria e humanidade ainda ausentes no nosso dia a dia familiar, aquilo que a Exortação do Papa Francisco chamou de Alegria do Amor”. O material traz uma reflexão sobre temas familiares, roteiros de orações e cantos para motivar a celebração, incentivando a participação da comunidade para o encontro.

Também traz estudos sobre os valores e ensinamentos cristãos ligados à vida e a família. O subsídio também pode ser adquirido pelo e-mail: secren@cnpf.org.br, por telefone (61) 3443-2900 ou procurando o casal coordenador paroquial (arqui)diocesano ou regional da Pastoral Familiar na sua comunidade.

Todo o material de divulgação da Semana Nacional da Família 2018 está disponível para download aqui.