Entenda a formação na música litúrgica e participe do Ensaio de Cantos deste sábado (25)

23.08.2018

Será realizado neste sábado, dia 25, a partir das 8h30, no Centro de Pastoral (Praça Monsenhor Emílio Lottermann, 96 - Porto Alegre), o Ensaio de Cantos, uma promoção da Comissão de Liturgia - Música Litúrgica. A inscrição é gratuita, e haverá material de apoio, vendido no local. Inscrição pelo formulário no link. Abaixo, entenda mais sobre a formação na música litúrgica por meio da entrevista de Humberto Gonçalves Teixeira, da Comissão da Arquidiocese de Porto Alegre.

1. A formação na música litúrgica na Arquidiocese de Porto Alegre tem um tradição muito rica. Como esse trabalho tem sido desenvolvido nos últimos anos?

A Arquidiocese de Porto Alegre sempre foi muito ativa em relação ao Canto Litúrgico. Após um período de assentamento, retomamos já há quatro anos o Ensaio de Cantos da Arquidiocese, com o objetivo de reunir e formar os músicos, partilhar e organizar repertório, com cantos já conhecidos e também cantos novos, de acordo com as orientações da Igreja. Além de realizarmos dois ensaios de cantos por ano, iniciamos desde o ano passado a entrada nas mídias sociais, com as postagens dos Salmos Dominicais e alguns cantos em vídeo no canal do Youtube.

2. Estamos no ano do laicato e o setor de música litúrgica possui uma participação intensa de leigos. Como tem sido essa atuação pastoral do laicato?
Temos nosso padre referencial que nos apoia e orienta, porém, a equipe é praticamente toda composta por leigos, que se dedicam também a refletir e ajudar nesta caminhada da música litúrgica. Sem dúvida alguma, sem a dedicação de tantos leigos e leigas este trabalho estaria hoje arrefecido.

 

3. Quais são os projetos e expectativas para a música litúrgica na Arquidiocese de Porto Alegre?

Temos a proposta de manter os dois ensaios de cantos, além do aspecto formativo, como meio de reunir e tornar próximo os músicos que atuam em nossas comunidades. O projeto de Salmos Dominicais no Youtube já é uma realidade, pretendemos incluir também alguns dos cantos que são trazidos nos ensaios. Também iniciamos recentemente nossas divulgações através de uma página específica no Facebook e existe a proposta de que este canal seja também formativo, além de informativo. Ainda há que se caminhar no sentido de organizar os projetos em comum com toda a Comissão de Liturgia, para que mais pessoas possam aproveitar destes momentos e destas atividades.

 

4. Desses projetos se destaca o ensaio de cantos. Como eles estão se desenvolvendo e qual o próximo ensaio programado?

Estamos já próximo ao segundo ensaio de cantos deste ano. Cada ensaio traz uma temática específica e, às vezes, algo mais associado a alguma celebração especial (Ano da Misericórdia, por exemplo). Então, o próximo ensaio ocorre neste sábado, dia 25 de agosto, das 8h30 às 12h30, no auditório do Centro de Pastoral.

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre