Província Carmelitana assume cuidado pastoral de Nossa Senhora Medianeira

30.08.2018

A Província Carmelitana de Santo Elias assumirá o cuidado pastoral de uma nova paróquia: Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul (RS), na Arquidiocese de Porto Alegre. A posse do novo pároco, Frei Márcio Silvan, O.Carmo, acontece no domingo, dia 2 de setembro. Também foi enviado para essa nova missão, Frei Marcelo Aquino, O.Carmo, que será o ecônomo da comunidade.

Para o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carmo, esse é um tempo de muita alegria e de extrema importância para a Ordem do Carmo:

“É um momento especial na nossa vida de Carmelita e para a nossa Província, sobretudo porque a tendência durante um certo tempo foi de fechar as casas. Graças ao bom Deus, nós vamos nos expandindo, crescendo, abrindo novas frentes e novas missões. Nunca houve na história do Brasil presença da nossa Ordem no Rio Grande do Sul. Os Carmelitas chegaram na Bahia em 1586, onde está a casa mais antiga da nossa Província. E agora, depois de quase 500 anos, nós nos colocamos, apresentamos, levamos a nossa espiritualidade, o modo de ser da nossa Província e da nossa Ordem à essa região do país, onde até então nós estávamos ausentes. Portanto, é com muita alegria, muita satisfação e júbilo de quem cumpre a missão e responde ao chamado de Nosso Senhor de anunciar seu o Evangelho, que nós, Frades Carmelitas, estamos abrindo esta nova comunidade em Eldorado do Sul, na Arquidiocese de Porto Alegre.”

A toda a família Carmelita e aos devotos do Escapulário, o Prior pediu orações por essa nova missão e pelos frades que foram enviados para esse trabalho pastoral. Frei Evaldo também agradeceu o carinho e o acolhimento do arcebispo Dom Jaime Spengler. “Ele nos acolhe de braços abertos. Agradeço muito a Dom Jaime pela sua receptividade e o bem que tem nos feito, abrindo as portas da arquidiocese à presença e ao serviço pastoral dos padres carmelitas”, disse.

Dom Jaime falou com exclusividade para o site “Carmelitas” e externou sua alegria com a chegada dos freis da Província de Santo Elias à Porto Alegre:

“Com alegria evangélica e gratidão estamos iniciando um caminho de colaboração na obra da evangelização. Os carismas são manifestação da multiforme graça de Deus. A disposição de participar na vida arquidiocesana através do carisma específico enriquece a todos. Alegramo-nos por poder contar com tão generosa colaboração. Deus seja louvado! Desde já possam os frades carmelitas se sentirem entre irmãos!”

Frei Márcio Silvan, ao falar sobre a nova paróquia que assumirá juntamente com Frei Marcelo, lembrou de Santa Teresinha, que via no amor o sentido de sua vocação. Assim, afirmou o religioso, é o amor a Cristo, à Igreja e aos fiéis que os motiva a servirem ao povo de Deus que reside na cidade de Eldorado.

“Estamos vivendo um momento singular em nossa Ordem do Carmo e Província Carmelitana de Santo Elias. É graças ao crescimento vocacional, à oração e ao trabalho de inúmeros confrades, religiosas e leigos que podemos hoje iniciar este caminho novo. Animados pela nossa consagração carmelitana e escuta do chamado de Deus, com temor e tremor, mas também muita coragem, que assumiremos, a pedido do Provincial e seu conselho, a missão em Eldorado do Sul. A Caridade é o que nos move. É o amor que nos anima para esse novo desafio”, pontuou.
(Fonte e fotos: Site Carmelitas)

Convite: