PUCRS recebe exposição itinerante da Encíclica do Papa Francisco

04.09.2018

A PUCRS recebe, desde ontem (3), a exposição itinerante “Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum”, no saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16. Com encerramento no dia 6, a exposição contou com palestra do professor Dr. Gabriel Perissé, que comentou o impacto dessa “encíclica verde” do Papa Francisco para a sociedade.  Promovida pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, a exposição traz, de forma dinâmica, textos e fotos alusivas ao documento, buscando divulgar os apelos e ensinamentos do Papa Francisco para a conscientização acerca do cuidado da Terra, nossa “Casa Comum”.

 

A exposição é uma iniciativa do Movimento Católico Global pelo Clima, em parceria com a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira, Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade (Afes), Juventude Franciscana do Brasil (Jufra) e Serviço Inter Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (Sinfrajupe).

 

Laudato Si

 

Em 18 de junho de 2015, o Papa Francisco lançou sua histórica Encíclica Laudato Sí: Sobre o Cuidado da Casa Comum. Em uma perspectiva sistêmica e integrada, a Encíclica estabelece uma relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, retomando o tema da economia e da política, que devem servir ao bem comum e criar as condições de uma plenitude humana possível. A Exposição Itinerante Laudato Si’ aborda alguns pontos fundamentais da Encíclica e fornece algumas ideias de como colocá-la em prática a nível pessoal, familiar, social e político, através da campanha #VivaLaudatoSi.

 

Objetivos da Exposição:

  • Promover a solidariedade global na busca por soluções para a crise sistêmica e restaurar nossa relação com todas as criaturas;

  • Conscientizar sobre a urgência, os desafios e os impactos das mudanças climáticas;

  • Promover a conversão ecológica por meio de mudanças pessoais, comunitárias, políticas e econômicas;

  • Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água.

 

Assista ao vídeo produzido pela Cáritas Brasileira do lançamento da Exposição Itinerante Laudato Si': Sobre o Cuidado da Casa Comum.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre