No Mês da Bíblia arquidiocese promove formação bíblica para catequistas

06.09.2018

Setembro é o período em que os fiéis são convidados a uma reflexão ainda mais profunda sobre a importância e a força da Sagrada Leitura, por tratar-se do mês da Bíblia, vivenciado pela Igreja desde 1971. O dia oficial para se celebrar a ocasião, 30 de setembro, instituído há 70 anos, não por acaso é o dia de São Jerônimo. O Santo católico foi o tradutor da Bíblia, dos originais em hebraico e grego para o latim.

Sobre o papel da Sagrada Escritura na IVC, Padre Fabiano Schwanck, secretário Arquidiocesano da Iniciação à Vida Cristã, observa que as Sagradas Escrituras ocupam um lugar especial na vida dos ouvintes: A Bíblia, Palavra de Deus e da vida, é o lugar privilegiado para encontrar e conhecer Jesus Cristo. Em tempos de fragilidade na transmissão da fé, a iniciação a vida cristã é uma urgência necessária para a revitalização da fé e da vida das comunidades. "Santo Agostinho, nos diz 'que transmissão da fé parte da essência do querigma e a História da Salvação, transmitida na catequese, começa com o Gênesis, percorrendo todas as Escrituras, e termina nos tempos atuais da Igreja. E neste sentido, a Bíblia tem uma forte ligação com a iniciação à vida cristã. A Bíblia é centro, fonte e meta da catequese. Permaneça firme no anúncio recebido da Palavra e no caminho que nos conduz a Jesus Cristo.”, destaca.

A Irmã Maria Aparecida Barboza (icm), assessora da IVC, explica que a cada ano, a Igreja no Brasil à luz do Concílio Vaticano II celebra o mês da Bíblia, com o desejo de ajudar os cristãos no aprofundamento da fé e da vivência da Palavra. Anualmente é proposto um itinerário bíblico com um tema específico para oração e reflexão e, este ano, o tema escolhido é o Livro da Sabedoria com o lema “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6). "O Livro da Sabedoria inicia afirmando que 'o sábio deve amar a justiça, saber julgar a Terra, pensar em Deus com retidão e viver com simplicidade de coração' (Sb 1,1). Diante do crescimento da intolerância religiosa é necessário beber na fonte da Palavra para ser fonte de bênçãos uns para os outros", reforça.

Formação Bíblica

Para seguir animando crianças, jovens e adultos da Arquidiocese de Porto Alegre sobre a importância da Bíblia, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã realiza nos dias 29 e 30 de setembro, o 2º módulo, a partir do Novo Testamento, da Formação para Catequistas em Bíblia. O primeiro encontro foi realizado em maio deste ano, com a participação de 1.700 pessoas. A formação acontece simultaneamente nos quatro vicariatos (Guaíba, Gravataí, Canoas, Porto Alegre), no sábado, e segue em Porto Alegre (áreas Centro/Oeste), no domingo.

O bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial da IVC, Dom Aparecido Donizeti Souza, explica que estamos avançando num caminho bonito e fecundo da Iniciação à Vida Cristã. Este ano, é prioridade nos vicariatos a formação bíblica de inspiração catecumenal. "Já realizamos a primeira etapa percorrendo o caminho do Antigo Testamento. E agora, teremos a segunda Etapa com o Novo Testamento. Querido catequista, você é nosso convidado especial. Vamos trilhar este caminho, crescendo assim na fé, na inserção comunitária e no empenho da transformação da sociedade pelo testemunho alegre e autêntico da Palavra de Deus", convida.

Para participar basta comparecer ao local, levando a Bíblia, o Texto-base da Iniciação à Vida Cristã, 2018, material de anotação e lanche para partilhar, às 8h30. O encontro encerra às 17h.

LOCAIS DAS FORMAÇÕES:

29/09 - das 8h30 às 17h

- VICARIATO DE CANOAS

Paróquia São Luis, com os assessores da Comissão IVC padre Juliano, Maribel e Cristiana.

- VICARIATO DE GUAÍBA

Paróquia Nossa Senhora do Livramento, com os assessores da Comissão IVC padre Adilson, Irmã Cida, Clarice, Cláudia e Lurdes.

- PORTO ALEGRE (ÁREA SUL)

Paróquia Menino Jesus de Praga, com os assessores da Comissão IVC padre Lucas Mendes e Cristina.

- PORTO ALEGRE (ÁREAS LESTE E NORTE)

Paróquia Nossa Senhora da Paz, com os assessores da Comissão IVC padre Chico e Jurema.

30/09 - das 8h30 às 17h

- PORTO ALEGRE (ÁREAS CENTRO E OESTE)

Paróquia Nossa Senhora das Dores, com os assessores da Comissão IVC padre Fabiano Colares e Jurema.

Foto: Amanda Fetzner Efrom.