Família Schoenstatt celebra jubileu padre Kentenich

18.09.2018

A Família de Schoenstatt Porto Alegre celebrou festivamente o 15 de setembro com uma Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Antes da celebração, cada comunidade do Movimento de Schoenstatt pode prestar sua homenagem e entrega ao Pai e Fundador. "Dá-me de teu fogo / Dá-me de seu espírito de fundador!" esta foi a grande motivação de viver e celebrar 50 anos do retorno ao lar eterno do padre José Kentenich. Durante um ano, desde 15 de setembro de 2017, a Família de Schoenstatt, no mundo inteiro aprofundou, refletiu, comentou e celebrou o legado, o pensamento e o carisma do fundador de Schoenstatt, assim como na Arquidiocese de Porto Alegre.

No Santuário Maria Coração da Igreja, no último dia 15, a celebração iniciou com uma sensível homenagem ao padre Kentenich por todos os Ramos da Obra de Schoenstatt. Corações felizes, com flores e dádivas de gratidão, aproximaram-se do quadro do Pai e Fundador para felicitá-lo. Grupo após grupo, em número de 12 Ramos: Ligas, Uniões, Institutos, Guardas Nobres do Santuário, Juventude Masculina e Feminina, Campanha da Mãe Peregrina, sacerdotes e seminaristas, expressaram sua gratidão, prometeram fidelidade e se ofertaram em penhor pela fecundidade da Obra de Schoenstatt nos futuros 50 anos. A homenagem seguiu com a celebração da Santa Missa festiva por Dom Leomar Brustolin e concelebrada pelos padres Paulo Inácio Labres (Paróquia Nossa Senhora da Assunção) e Heitor Morschel (União dos Padres de Schoenstatt e Diretor Arquidiocesano do Movimento Apostólico de Schoenstatt).

No início da celebração, ao acolher Dom Leomar e manifestar a alegria de tê-lo em meio à Família de Schoenstatt da capital gaúcha, padre Heitor chamou a atenção para o quão significativo era a sua presença nesta celebração: “Em mais de 60 países, hoje, ao longo do dia, a Família de Schoenstatt celebra este jubileu que foi preparado com muita seriedade. E o Senhor é a presença da Igreja neste momento tão importante para nós”, disse.

Em sua homília, Dom Leomar expressou sua alegria de poder celebrar com a Família de Schoenstatt os 50 anos da Páscoa do Padre Kentenich. Recordou a frase que ele mesmo quis que estivesse no seu sepulcro: “Dilexit Ecclesiam – Ele amou a Igreja. Como é importante e atual o amor à Igreja, principalmente nesta época de tantas críticas, tantos escândalos. É preciso amar a Igreja como o Padre Kentenich amou”, afirmou Dom Leomar.

Também a dimensão missionária do carisma do Pai e Fundador foi lembrada por Dom Leomar. Recordando que Porto Alegre é considerada a segunda capital mais secularizada da América Latina (só perde para Montevidéu), enfatizou a necessidade de sermos todos portadores de fé e esperança. “Schoenstatt em saída! Acho que significa partilhar o carisma que o Padre Kentenich recebeu de Deus e presenteou a sua família! Nós que estamos aqui, ao sairmos, levar mais esperança, mais vida para esta sociedade doente. Confiamos a Maria esta intenção e peçamos que o Padre Kentenich interceda por nós”.

No encerramento da celebração, todos saíram em procissão até o pátio do Santuário, formando uma grande corrente, abraçando a estátua do Padre Kentenich e renovando a Aliança de Amor com a Mãe de Deus. Ao toque festivo do sino do Santuário, todos receberam das mãos do fundador o envio para viver seu carisma por mais 50 anos. Um dia tão especial precisava ser celebrado também em família com uma alegre confraternização e muitas (e lindas) fotos junto à estátua do Pai e Fundador.