Cartilha Eleições 2018 é disponibilizada para download e conteúdo ganha versões em vídeos

27.09.2018

Com a proximidade das eleições, o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é o responsável pela publicação da “Cartilha de Orientação Política: Os cristãos e as eleições 2018”, quer oferecer mais um subsídio para ajudar os cidadãos a participar, com consciência e sabedoria, deste momento importante para o país.

Foi publicado nesta terça-feira (25) uma playlist no Youtube chamada: Cartilha de Orientação Política – Os cristãos e as eleições 2018. Nela estão contidos 29 pequenos vídeos que abordam todos os temas da cartilha. Os vídeos são apresentados pelo secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, e pelos co-autores da cartilha: Rogério Carlos Born e Zaqueu Luiz Bobato. Dinâmicos e didáticos, esses pequenos vídeos, que tem duração média de dois minutos, podem ser um instrumento precioso para as comunidades, grupos de estudo e as pessoas que buscam compreender melhor o processo político em que vivemos.

Neste momento crucial de nossa história muitos anseiam por mudanças, porém, o cenário parece sombrio. Para nós cristãos, no entanto, é preciso não perder a esperança e acreditar que podemos sim ser os protagonistas das mudanças que o Brasil precisa. Vamos recordar aos cristãos aquilo que insiste o Papa Francisco: “Para o cristão é uma obrigação envolver-se na política. Nós cristãos não podemos fazer como Pilatos: lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas de caridade, porque busca o bem comum”. (Papa Francisco, Sala Paulo VI – Vaticano, 7 de junho de 2013).

Por decisão da presidência do Regional Sul 2 da CNBB, também foi liberado o arquivo da Cartilha de Orientação Política para download.

Assista também ao vídeo com Monsenhor Mário Spaki, Bispo Diocesano de Paranavaí (PR), sobre a produção e objetivos da cartilha.