Inicia exposição de 70 anos do Congresso Eucarístico Nacional

16.10.2018

A Arquidiocese de Porto Alegre e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inauguram na próxima sexta-feira, 19 de outubro, a exposição O SANTÍSSIMO EM ADORAÇÃO: 70 ANOS DO V CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL, evento que integra as comemorações dos 215 anos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75).

O V Congresso Eucarístico Nacional

Tema da exposição, o V Congresso Eucarístico Nacional foi realizado em Porto Alegre, de 28 a 31 de outubro de 1948. Para as solenidades, como a Missa Pontifical de abertura e a de encerramento, construiu-se no Parque Farroupilha o altar-monumento. Com a bênção do Papa Pio XII, o Arcebispo Metropolitano, Dom Vicente Scherer, comandou o evento em terra rio-grandense, a “sentinela avançada da Pátria e pedestal granítico da nacionalidade”, como se referiu Dom Aquino Correa, Bispo de Cuiabá.

A organização dividiu-se em comissões: a central, composta por clérigos e leigos, somente masculinos; e a feminina, composta por leigas. Havia também diversas subcomissões, responsáveis desde a preparação do culto e alfaias, até hospedagem, transporte e saúde dos congressistas. O V Congresso Eucarístico Nacional iniciou-se com a Procissão Eucarística noturna pelo Rio Guaíba, no dia 27 de outubro.

Na manhã do dia seguinte, a missa de abertura reuniu cerca de 80 mil pessoas, embaladas por uma orquestra e coro de 500 cantores. Durante todo o Congresso, espalharam-se pela cidade catequeses intensas, reuniões de estudo e simpósios sobre o tema Eucaristia. Após dias intensos de reflexão e atividades, em 31 de outubro, dois grandes eventos marcaram o encerramento: pela manhã, a Missa Pontifical, presidida pelo Cardeal Legado Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro, e à tarde a Procissão Triunfal. Às 15 horas, saindo da Igreja Nossa Senhora das Dores, o cortejo oficial conduziu o Santíssimo Sacramento no ostensório do Congresso.

De acordo com as notícias que se veicularam, cerca de 300 mil pessoas estiveram presentes nos 3 km da procissão, em adoração ao Santíssimo, que seguiu ao Parque Farroupilha. O legado material do V Congresso Eucarístico Nacional pode ser contemplado nos diferentes itens da exposição, entre eles objetos litúrgicos, paramentos litúrgicos, documentos fotografias e trechos do filme produzido pela Leopoldis-Som, confeccionados especialmente para o evento. Marcado também por um legado de fé, evidenciando uma cultura que tomou conta das ruas da Porto Alegre de outrora.

Serviço:
EXPOSIÇÃO – “O SANTÍSSIMO EM ADORAÇÃO: 70 ANOS DO V CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL”
Abertura - 19 de outubro de 2018, sexta-feira, às 16h.
Visitação – 20 de outubro a 17 de novembro de 2018.
Local: Sala Múltiplos Usos - Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)