Cúria Metropolitana de Porto Alegre completa 130 anos

17.10.2018

O prédio da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, construção localizada na esquina das ruas Espírito Santo e Coronel Fernando Machado, no Centro Histórico da capital, completa 130 anos nesta quarta-feira (17). Mesmo tendo a pedra fundamental lançada em 1865, foi apenas em 1888 que a edificação de três pavimentos foi oficialmente inaugurada. Ordenado por Dom Sebastião Dias Laranjeira, o projeto da obra foi do arquiteto francês Villain, continuado pelo alemão Johann Grünewald, que alterou o desenho inicial dando-lhe arremates neogóticos.

Com mais de 30% de sua obra de restauração concluída, o projeto visa a preservação do patrimônio cultural do município, e busca recursos para finalizar os espaços que abrigarão um museu sacro, estrutura para exposições, cafeteria, o que contribuirá com o turismo histórico de Porto Alegre. A Arquidiocese de Porto Alegre prepara a abertura das portas da Cúria Metropolitana ao público na noite do dia 28 de novembro para grande evento de celebração dos 130 anos de seu prédio histórico. Entre as atrações confirmadas está o Coral da PUC/RS.