Arquidiocese de Porto Alegre presente no maior evento de catequese do Brasil

16.11.2018

De 14 a 18 de novembro, a Arquidiocese de Porto Alegre participa do maior evento de catequese do Brasil, em Itaci, São Paulo, representada pelo padre referencial, Fabiano Schwanck Colares, pela coordenadora leiga da Iniciação à Vida Cristã do Vicariato de Canoas, Maribel dos Santos Canova, representando a coordenação da CIAVIC, e a Irmã Maria Aparecida Barbosa, membro e assessora da Comissão Nacional. A 4ª Semana Nacional de Catequese é realizada no Mosteiro Jesuíta, que durante décadas acolheu as assembleias da CNBB e onde a história da Igreja no Brasil foi gestada nos últimos tempos. O evento (realizado em 1986, 2001 e 2009) reúne coordenadores leigos, padres referenciais de cada diocese do País, além dos bispos referenciais de cada regional da CNBB e a coordenação nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. Nesta edição, participa Dom Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão e um delegado Pontifício, enviado pela Santa Sé, Mons. Octávio Arenas, do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Também está presente Dom Jacinto Bergman, arcebispo de Pelotas e bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB.

Nesta edição participam 425 representantes, além de conferencistas de renome, que podem realizar algumas das 20 oficinas e de momentos de convivência e troca de experiências. "Estamos participando de um momento histórico da Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã no Brasil. Grandes nomes da Igreja no Brasil já fizeram parte deste processo, herdamos um legado e temos a responsabilidade de continuar a trabalhar, inspirados pelo Espírito Santo, num caminho de parceria, de trocas de experiências e de construção em unidade. Nos alegra perceber que nossa arquidiocese deu grandes passos nos últimos quatro anos e hoje atrai os olhares de muitos que se inspiram no nosso trabalho. De outra parte nos percebemos caminhando em unidade com a Igreja Católica no mundo todo e no território nacional. Esperamos aprender, construir pontes, fazer contatos para, conhecendo outras realidades e experiências, poder enriquecer o nosso trabalho na Arquidiocese de Porto Alegre", destaca padre Fabiano.

Nesta sexta-feira (16), pela manhã, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, ministrou a palesta O querigma e a transmissão da Fé no contexto atual. "No contexto da pluralidade religiosa e de crença, o cristão será um homem convicto, que no meio dos demais, bem seguro da sua identidade, dará testemunho e atrairá para Jesus Cristo com muito mais força e entusiasmo", disse.

O evento tem um site para mais detalhes sobre o encontro: www.catequesedobrasil.org.br

Fotos: Assessoria CNBB e equipe Arquidiocese de Porto Alegre.