Evento marcará os 130 anos do prédio histórico da Cúria Metropolitana

23.11.2018

A Arquidiocese de Porto Alegre celebra no próximo dia 28 de novembro, 130 anos da construção do prédio da Cúria Metropolitana, localizado no Centro Histórico da capital. A data remonta ao tempo do Brasil Império (1822-1889), quando Dom Feliciano José Rodrigues Prates que estava à frente da então Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, idealizou, em 1853, a construção do atual prédio, que seria o seminário dos jovens futuros padres, antes formados no Rio de Janeiro. Essa história será relembrada durante o evento comemorativo no prédio da Cúria (Rua Espírito Santo, 95), às 19h30, com a apresentação do Coral da PUCRS, dirigido pelo Maestro Márcio Buzatto, e a presença de Rodrigo Schiffner, arquiteto e aquarelista, que fará a entrega de uma de suas obras à Arquidiocese, além do descerramento de placa alusiva no Claustro, onde está localizado o busto de Dom Sebastião Dias Larangeira.

O Bispo Dom Sebastião foi o responsável por consolidar a execução da obra, a partir de 1861, com a sua posse após a morte do antecessor Dom Feliciano. O edifício de três níveis, desenhado pelo engenheiro francês Jules Villain e que fez o lançamento da pedra fundamental em 2 de outubro de 1865, levou 23 anos para ser concluído e ocupou a área do antigo cemitério da cidade. “Os documentos e relatos históricos descrevem que muitos restos mortais, ossadas, foram encontrados ao longo do período de construção do novo prédio, mesmo depois do início da transferência dos corpos, que já vinha sendo feita desde a proibição de que sepultamentos fossem realizados dentro da cidade, por ordem do governo Imperial” conta a Historiógrafa e Arquivista do Arcebispado há mais de 20 anos, Vanessa Gomes de Campos.

A partir de 1868, o arquiteto alemão Johann Grünewald ficou responsável pela construção. Ao final de 1878, Dom Sebastião transferiu a sua moradia para o Seminário Episcopal Nossa Senhora Madre de Deus e em 15 de fevereiro de 1879 lavrou-se a ata de inauguração do Seminário, que passou a receber os primeiros seminaristas. Mas a obra completa do prédio foi concluída apenas 9 anos depois, em 1888, dois meses após o falecimento de Dom Sebastião. O seminário funcionou até 1912, onde hoje é o prédio administrativo da Arquidiocese de Porto Alegre.

Restauro

O atual prédio com uma área de 4.489,65m² está em processo de restauração e, atualmente abriga o Arquivo Histórico, Tribunal Eclesiástico, Batistério, Residência Episcopal e Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre. O local foi tombado pelo município em 31 de março de 2009. Iniciada em 2012, a obra atual já concluiu a sua primeira fase, com a recuperação do espaço superior do prédio, gabinetes do arcebispado e chanceler. A previsão é de que no próximo ano se inicie a 2ª fase do restauro quando será atendido todo o pátio central, o Claustro, no primeiro piso da Cúria Metropolitana.