Encontro definiu propostas para deter abuso a menores

26.02.2019

Na Sala Bolonha do Palácio Apostólico Vaticano, realizou-se na manhã desta segunda-feira (25), reunião interdicasterial restrita focada no tema da luta contra o abuso sobre menores, o primeiro efeito concreto do Encontro sobre "A Proteção dos Menores na Igreja", concluído no último domingo (24). No encontro, junto com alguns Superiores da Secretaria de Estado e dos Chefes dos Dicastérios que estão particularmente comprometidos com o tema, participaram a Comissão Organizadora e o moderador do Encontro, Padre Federico Lombardi, que se concentrou sobre o desenvolvimento, as primeiras reações ao Encontro e sobre o acompanhamento.

 

Depois do Encontro sobre a Proteção dos menores agora medidas concretas


Na reunião, foi antes de mais nada e unanimemente acentuado o quanto era necessário esse Encontro, fortemente desejado pelo Papa Francisco. Destacou-se também que a esse evento deve agora seguir medidas concretas, como solicitado pelo Povo de Deus. Neste contexto, foram ilustrados os princípios fundamentais que inspiram os documentos e as forças-tarefa, anunciados na coletiva de imprensa conclusiva do Encontro. Essas iniciativas, afirmou-se, deverão ser comunicadas na forma mais clara, oportuna e detalhada possível.

 

Necessidade de ouvir as vítimas como ponto de partida no compromisso de proteger os menores


Nas intervenções livres dos Chefes de dicastério, que reafirmaram seu compromisso em seguir o exemplo do Papa Francisco na luta contra os abusos, colocou-se ênfase na necessidade de ouvir as vítimas como ponto de partida desse compromisso. Outros pontos destacados: maior envolvimento dos leigos nessa questão e a necessidade de investir na formação e na prevenção utilizando realidades com experiência consolidada nesse campo. Por fim, evidenciou-se que é oportuno verificar com reuniões em nível interdicasterial o progresso do acompanhamento do Encontro no signo da sinodalidade e da sinergia.

 

(Fonte: Vatican News)

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre