Projeto promove visitas guiadas e gratuitas à Cúria e Catedral Metropolitana mensalmente

25.04.2019

Iniciou no sábado (27) a Temporada 2019 do Caminhos da Matriz, projeto com 11 anos que tem como objetivo aproximar a população do patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, com a realização de percursos guiados pelas instituições que circundam a Praça da Matriz. Entre os participantes, a Arquidiocese de Porto Alegre, por meio da Cúria e Catedral Metropolitana, localizadas no Centro Histórico, a primeira com 130 anos, completados em outubro passado. O roteiro turístico tem duração de 3 horas, e não há cobrança de taxa nem inscrição prévia, é só comparecer ao local do início do roteiro, Praça da Matriz, em frente ao monumento a Júlio de Castilhos, às 14h.

Foram três locais no roteiro do dia 27: Museu Júlio de Castilhos, Catedral e Cúria Metropolitana. A visitação que ocorre por meio da parceria entre as instituições que estão localizadas no entorno da Praça da Matriz acontece sempre no último sábado de cada mês. Pela Arquidiocese de Porto Alegre a guia é a Vanessa Gomes Campos, Historiógrafa e Arquivista do Arcebispado. Para mais informações é possível fazer contato pela página no Facebook.

Foto: Patricia Damaceno.