57ª Assembleia Geral: eleita nova presidência do Regional Sul 3 da CNBB, em Aparecida

09.05.2019

Dom José Gislon, bispo de Erexim, foi eleito na tarde desta quinta-feira, 9 de maio, o novo presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quadriênio 2019-2023. O episcopado gaúcho também escolheu Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, como vice-presidente e Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre, como secretário. A eleição foi realizada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Biografia presidente

Dom José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma (SC). É o terceiro dos nove filhos de Vicente Gislon e Jurema Gislon. Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília e ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati, PR em 1978, onde cursou o 2º grau e postulantado. No noviciado, ingressou em 24 de janeiro de 1981, no Convento N. Sra. das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982.

Frequentou o curso de filosofia em 1982 e 1983, no Instituto de Filosofia dos Freis capuchinhos, em Ponta Grossa (PR) e concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR). Emitiu os votos perpétuos em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa. Foi ordenado diácono em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa, e sacerdote em 28 de maio de 1988, em Uraí (PR). Fez o Curso de História da Igreja – Mestrado, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996.

Dom José Gislon foi diretor do Seminário Na. Sra. Assunção, coordenador da PV regional, Vigário paroquial, Uraí (PR); Guardião, ecônomo e mestre de aspirantes, no Convento Santo Antônio, em Almirante Tamandaré (PR); professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba (PR) e no CINTEC (Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel -  PR); Definidor Provincial, Ecônomo Provincial e local, secretário de economia, administração e serviço fraterno; Guardião e Ecônomo da Fraternidade Na. Sra. das Mercês em Curitiba (PR); Ministro Provincial da Província São Lourenço de Brindes, do Paraná,  Santa Catarina e Paraguai; Definidor Geral da Ordem; como Definidor Geral foi presidente da Comissão Internacional de Solidariedade Econômica da Ordem.

Dom José Gislon foi nomeado Bispo da Diocese de Erexim (RS) pelo Santo Padre, Papa Bento XVI, no dia 6 de junho de 2012. A ordenação episcopal foi em 3 de agosto de 2012, na igreja Na. Sra. das Mercês em Curitiba. Iniciou seu ministério episcopal na Diocese de Erexim, em 19 de agosto de 2012, na Catedral São José.

Da esquerda para a direita: dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo (vice-presidente); dom José Gislon, bispo de Erexim (presidente) e dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre (secretário).