Cápsula do tempo será lacrada nos 100 anos da Paróquia São Pedro neste domingo (30)

27.06.2019

Na celebração do centenário da Paróquia São Pedro, localizada no coração do bairro Floresta, da Capital, será depositada, nas paredes da igreja, uma cápsula do tempo contendo fotos dos grupos, movimentos e pastorais da paróquia e jornais de circulação em nossa cidade. Tradicional igreja da Arquidiocese de Porto Alegre, em comemoração aos seus 100 anos de fundação, lacrará no dia 30 de junho, uma cápsula do tempo, que será aberta em 2069, para apresentar às gerações futuras como era a vida pastoral da comunidade. Muito conhecida por realizar centenas de casamentos todos os anos, sua arquitetura neogótica é um dos mais belos templos católicos de nossa cidade e, por isso, procurado por inúmeros casais para a celebração do matrimônio. Os vitrais, as pinturas, os altares erguidos no interior da igreja, favorecem o encontro com Deus.

História

Mas a Igreja São Pedro não surgiu assim, grandiosa. No próximo dia 28 de junho, a paróquia São Pedro estará celebrando seus 100 anos de criação. Neste mesmo dia, em 1919 uma portaria do Arcebispo de Porto Alegre elevava a categoria de paróquia o, até então Curato de São Pedro. E, para resgatar sua história, dentre as atividades sociais e religiosas do centenário, a Paróquia São Pedro revisitou seus arquivos e documentos, sendo descoberto um rico acervo da história de sua fundação e da comunidade que vivia no bairro Floresta. Incentivados por essa experiência, o pároco Pe. Luciano Massullo e as lideranças da paróquia resolveram lacrar uma cápsula do tempo com documentos, fotos e informações sobre a vida atual da Igreja e suas formas de atuação.

No domingo, dia 30 de junho, em celebração presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, será depositada na parede da igreja uma cápsula do tempo, com objetos e fotos da atualidade para ser aberta na celebração dos 150 anos da paróquia em 2069. (Fonte: Comunicação Paróquia São Pedro)