Show celebra 25 anos da Missão Moçambique no sábado (13)

09.07.2019

Dentro da programação dos eventos que celebram os 25 anos da Missão Moçambique, que integra o Projeto Igrejas Solidárias, será realizado grande Show Missionário neste sábado (13), das 17h às 21h, no Ginásio do Parque Caetano Tedesco (Parque da Moenda), em Santo Antônio da Patrulha. Os ingressos estão disponíveis, antecipadamente por R$ 5, na Secretaria da Paróquia Boa Viagem, mais informações pelos telefones: (51) 3662-1833 / 99754-8389. A programação inicia com Feira e concentração; apresentações culturais locais a partir das 18h e, às 19h, abertura do Show Missionário. Às 19h30 apresentação do grupo “Ir ao Povo”, projeto musical criado por Pe. Zezinho, scj.

“Será um grande Show Missionário onde celebraremos os 25 anos de presença missionária em Moçambique, como resposta ao apelo do Papa de promover a missão ad gentes. Com isso a Igreja no RS poderá conhecer melhor o projeto Igrejas Solidárias e passará a se envolver mais tanto pela oração, quanto pela colaboração por meio da Coleta de Pentecostes, como ainda no envio de missionárias e missionários para fazer parte lá e ajudar no projeto”, explica o coordenador regional do Conselho Missionário do Regional Sul 3, padre Rodrigo Schüler de Souza.

Projeto Igrejas Solidárias

O Projeto tem o objetivo de ajudar a Igreja de Moçambique com o envio de missionários e missionárias, leigos, leigas, religiosos(as) e padres. Lá, auxiliam em duas paróquias da Arquidiocese de Nampula, distritos de Micane e Larde, na organização paroquial, animação dos ministérios e serviços, promoção das vocações presbiterais e religiosas, formando animadores e animadoras. Atualmente são quatro missionários presentes em Nampula: as leigas Rita Bandeira (Diocese de Bagé) e Maria Isabel Tromm (Diocese de Joinvile / SC) e os padres Roni Mayer (Arquidiocese de Santa Maria) e Martins (Diocese de Serrinha / Bahia).

No início deste mês (2), os leigos e líderes de comunidade, moçambicanos José Paulo da Gama, da paróquia São Paulo Apóstolo, localizada no Distrito de Larde, e Jorge Silane, da paróquia São Miguel Arcanjo, do Distrito de Moma, ambas da Província e Arquidiocese de Nampula, estiveram visitando a Cúria Metropolitana acompanhados pelo padre Rodrigo Schüler. Na foto com Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e membro da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. (Foto: Nelson Pereira)

Mês Missionário

O papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o intuito de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. A Igreja Católica no mundo inteiro, por vontade do papa Francisco, é chamada a vivenciar de forma mais consistente e intensa o Dia Mundial das Missões, pedindo que todo mês de outubro seja marcado por iniciativas missionárias, que destaquem a missionariedade da Igreja, que se faz compromisso de todos pelo batismo. O Regional Sul 3 da CNBB, que compõem as 14 dioceses e 4 arquidioceses do Rio Grande do Sul, decidiu em vista do Mês Missionário Extraordinário unir esforços para a intensificação na formação missionária e, também, na unidade das ações missionárias já existentes e outras que possam ser suscitadas.

(Fonte: Diocese de Osório)