CLJ celebra 45 anos com missa na Paróquia São Pedro neste sábado (20)

18.07.2019

No próximo sábado (20), na paróquia São Pedro (Av. Cristóvão Colombo, 1629, bairro Floresta), em Porto Alegre, será realizada missa em celebração aos 45 anos do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), o mais numeroso movimento jovem da Igreja Católica na Região Sul do país. Na Arquidiocese de Porto Alegre, o CLJ está dividido em 4 vicariatos, por meio dos quais reúne mais de 2 mil jovens, em 79 paróquias. O CLJ nasceu em 14 de julho de 1974, com um simples desejo: engajar jovens na Igreja.

Fundado pelo então padre Zeno Hastenteufel (atual Bispo da Diocese de Novo Hamburgo), o CLJ nasceu na Igreja São Pedro em Porto Alegre, a partir de um retiro preparado para os jovens crismandos. Com a bênção do então Arcebispo, o Cardeal Vicente Scherer, logo firmou-se como movimento Arquidiocesano, instalando-se em inúmeras paróquias. Na época, Dom Vicente Scherer disse a Dom Zeno que se o movimento não viesse de Deus, deveria acabar imediatamente. "Quarenta e cinco anos após a fala, talvez possamos perceber que, sim, o movimento vem de Deus e permanece em Cristo", declarou a coordenação do Movimento no Vicariato de Porto Alegre em sua página no Facebook.

Abaixo, depoimentos de alguns coordenadores do CLJ nos vicariatos:

"O Curso de Liderança Juvenil completa 45 anos de existência na Arquidiocese de Porto Alegre com muita história para contar. Os jovens que passam pelos retiros e tardes de sábado aprendem mais sobre Jesus Cristo e sua Igreja, mas principalmente, tornam-se pessoas de fé e de liderança, mudando suas famílias e a sociedade. Ainda, a Igreja ganha catequistas, sacerdotes, religiosos e novos casais, vocacionados para o céu."

Giovana Hoff - Coordenadora do CLJ Vicariato de Porto Alegre

"Instrumento de evangelização de muitos jovens, um primeiro anúncio do amor de Jesus Cristo. O CLJ, apesar de muitas vezes não tocar o jovem no momento da realização do curso, ou ainda na sua juventude, acaba plantando uma semente que pode florescer na na sua vida adulta."

Luiz Alberto Lorenzi Filho - Coordenador do CLJ Vicariato Gravataí

"Há cinco anos atrás, a convite de uma amiga de infância conheci o CLJ, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Guaíba, comunidade que eu ainda não sabia, mas viria a ser minha comunidade do coração. Se me perguntarem quem eu era antes saberia dizer muito pouco, pois tudo que vivi desde aquela tarde de julho diz muito mais sobre mim do que tudo que vivi antes, pois foi no CLJ que descobri minha fé, meu melhor Amigo, quem eu sou, quem o outro é para mim.  Muitas histórias iguais se repetiram há 45 anos. E o movimento hoje é um agente transformador da sociedade através dos jovens, impulsionando-os a serem empáticos, autênticos, inspirados, que façam suas tarefas das mais simples às mais difíceis com amor, que sejam verdadeiros sais da Terra e luz do mundo. Na verdade a missão do CLJ sempre foi essa, porém, hoje talvez o mundo precise muito mais dessa ação."

Sabrina Boeira Nogueira - Coordenadora do CLJ área de Guaíba

"O nome do movimento traz consigo um desafio 'Curso de Liderança Juvenil', ser líder a exemplo do maior líder que temos: Jesus Cristo. A importância desse abençoado movimento é visível, pelas mudanças positivas que traz para muitos jovens e não somente para eles, pois se estende para dentro de suas casas, suas famílias. Mostrando que sim, a Igreja é jovem, e estará sempre se renovando através de muitos grupos, não somente do CLJ. As experiências que temos através do CLJ são únicas e não encontramos igual em nenhum outro lugar. Aprendemos a desenvolver habilidades que nem se quer imaginávamos. Aquele que era muito tímido hoje fala em público, aquela que não cantava no folclore hoje aprendeu a tocar violão, canta e louva a Deus com todo a sinceridade em seu coração. Fazemos amizades que levamos para a vida. Notamos que felizmente, mesmo que passem os anos, a sociedade mude, o jovem, o mundo, lutamos para que a essência nunca se perca e que tudo continue fazendo sentido."

Ronaldo Câmara Teles - Coordenador do CLJ Vicariato Canoas

Programação das celebrações aos 45 anos do CLJ na Arquidiocese de Porto Alegre:

20/7 (sábado)

17h - Programa especial da Rádio Aliança, sobre os 45 anos do CLJ, direto da Paróquia São Pedro.

17h30 - Encontro de folclores, aberto a todos os membros do CLJ, com formação sobre música com Vini Elias, na Paróquia São Pedro (Av. Cristóvão Colombo, 1629, bairro Floresta).

19h - Ensaio aberto do folclore a todos os membros e ex-membros do CLJ, na sala do CLJ Paróquia São Pedro.
20h - Missa dos 45 anos, na Paróquia São Pedro, seguida de Noite Artística oferecida pelo CLJ, com ingressos à venda no local.

03/8 (sábado)

20h - Jantar e Festa dos 45 anos do CLJ, uma promoção do Vicariato de Porto Alegre, no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. Benno Mentz, 1560 - Vila Ipiranga). Ingressos à venda antecipadamente por R$ 20 e no dia do evento, por R$ 25.