Padre da Arquidiocese é o primeiro Doutor em Teologia da PUC-RS

26.07.2019

O programa de pós-graduação em Teologia da PUC-RS conferiu o seu primeiro título de Doutor. No dia 15 de julho, o padre Carlos José Monteiro Steffen, chanceler da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, recebeu o grau após ter sua tese aprovada no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Área de Concentração em Teologia Sistemática. Intitulada "Por uma teologia do laicato: uma proposta de articulação entre o empenho secular dos fiéis cristãos leigos e o Reino de Deus", a tese defende a importância dos leigos na animação de todos os ambientes, atividades e relações sociais. "Os fiéis cristãos leigos não são membros de segunda categoria do povo de Deus, mas discípulos de Jesus Cristo", afirma o estudo em sua Introdução.

Ao citar a visão do Papa Francisco sobre a dignidade de todos os batizados, a Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, a Conferência de Puebla e o Documento 105 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a tese ressalta que "a comunicação da graça da salvação em todas as dimensões da criação e da história não se realiza sem a presença e a ação dos fiéis cristãos leigos. Onde ela faltar, o povo de Deus não pode cumprir sua missão em toda a sua plenitude."

A Pós-Graduação em Teologia da PUC-RS

Aprovado em 2015, o Curso de Doutorado em Teologia tem como coordenador Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e pesquisa, com sua metodologia própria, os temas relevantes para as comunidades de fé e para a sociedade em correspondência à sua vocação pública e eclesial. O Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-RS possui nota 4 e é considerado o melhor do Brasil, segundo a avaliação quadrienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação.

(Fotos: Arquivo pessoal)

Da esquerda para a direita: Frei Luis Carlos Susin, Padre Carlos José Monteiro Steffen, Monsenhor Urbano Zilles e Padre Geraldo Luiz Borges Hackmann.

Com os colegas de curso.