Veja como foi a 43ª Festa dos Seminários de Viamão, que reúne 5 (Arqui)dioceses

10.09.2019

Ocorreu no dia 8 de setembro, em Viamão, a 43ª Festa dos Seminários de Viamão, atualmente composto por 5 (Arqui)dioceses: Arquidiocese de Porto Alegre, Diocese de Montenegro, Diocese de Osório, Diocese de Novo Hamburgo e Diocese de Frederico Westfalen e onde são residentes cerca de 80 seminaristas, além dos padres formadores de cada diocese. A movimentação iniciou cedo e com muita chuva, quando a equipe responsável pelo almoço já estava de pé, às 3h da madrugada. E às 8h começaram a chegar as primeiras pessoas, que foram prestigiar o evento, em especial amigos e familiares.

 

Foi um dia intenso, iniciando com a Santa Missa, presidida por Dom Carlos Rômulo (bispo de Montenegro – diocese festeira em 2019), que lotou o ginásio de esportes. Dom Carlos em sua homilia exortou a termos “Cristo como nosso centro e fundamento. Não devemos estar apegados as coisas passageiras, mas abraçar a Cruz de Cristo que salva”. Após esse momento foi dado início ao almoço, dividido em dois horários, que reuniu cerca de 600 pessoas em cada momento. Ao todo foram vendidos 1.100 ingressos (além dos voluntários e seminaristas), sendo um total de 1.300 participantes desse grande evento pelas vocações. Na parte da tarde, os visitantes puderam caminhar, brincar e tomar um chimarrão no condomínio, que disponibilizou também jogos como bingo e brincadeiras para as crianças, como cama elástica e castelo inflável.

 

Homenagens

 

O dia também foi de homenagens e recordações. Os organizadoras da festa prestaram suas últimas homenagens recordando o falecimento de Pedro Flores, seminarista de Montenegro e festeiro geral, ocorrido no dia 31 de agosto. A saudade e a emoção tomou conta de todos na homilia de Dom Carlos e nas palavras do padre Eduardo Haas (reitor de Montenegro) e do padre Ludienei (diretor espiritual do mesmo seminário). "Cremos na ressurreição Eterna, e confiamos que nosso irmão Pedro, intercedeu e intercedo junto de Deus!", disse o reitor.

 

A festa encerrou-se às 17h com um grande mutirão de limpeza e organização do ambiente, realizado pelos seminaristas e padres, e uma confraternização, para celebrar o bom êxito do evento.

 

(Fotos: Artur Rossi)

 

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre