4º Congresso Vocacional do Brasil reuniu 18 (Arqui)dioceses do Sul 3, em Aparecida

12.09.2019

De 5 a 8 de setembro, em Aparecida (SP), foi realizado o 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o Tema: “Vocação e Discernimento”, com a presença de 18 (Arqui)dioceses do Sul 3. As atividades iniciaram com Celebração Eucarística no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB. Na homilia Dom Walmor disse: “Devemos buscar a consciência vocacional em novos caminhos, promovendo o verdadeiro Encontro com Cristo; uma vez transformados pela graça de Deus, poderemos dizer: “Senhor, em atenção à tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5). Também destacou a urgência de cuidarmos da consciência vocacional, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito de cada carisma institucional, mas, sobretudo, um renovar da consciência vocacional na Igreja. A consciência vocacional e a experiência do encantamento por Jesus é a força do testemunho que nos faz semear a Palavra de Deus, com fé, esperança e caridade.

Para o atual coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Sul 3, padre Ângelo José Bohn, por meio do evento é possível conhecer, retomar  e renovar a história vocacional das comunidades do Brasil, com um olhar especial para o discernimento. "É a palavra chave que nos provoca para uma capacitação maior em favor das crianças, adolescentes e jovens, especialmente." disse. Representando a Arquidiocese de Porto Alegre, participou também o leigo Cléber Rogério Barbosa, da paróquia Santa Hedwiges, de Alvorada.

No Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no complexo do Santuário, no primeiro dia (5) do congresso a mesa de convidados foi composta por padre Elias Silva (coordenador Nacional da Pastoral Vocacional); dom José Albuquerque (bispo de Manaus e Referencial da Pastoral Vocacional Nacional); dom Walmor Oliveira de Azevedo, dom Orlando Brandes (arcebispo de Aparecida), dom João Francisco Salm (bispo de Tubarão/SC e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada); e Ir. Maria Inês Ribeiro (presidenta da CRB).

O segundo dia (6) iniciou-se com Celebração Eucarística e palestra de padre Ângelo Ademir Mezzari, que ministrou sobre “A caminhada Vocacional”. Em sua fala destacou: “A Pastoral Vocacional se torna prioritária neste novo momento da história da evangelização, por meio do suscitar e acompanhar as vocações para o serviço da comunidade e para a atuação profético-transformadora na sociedade”. Nos intervalos entre as assessorias, dom Odilo Scherer fez uma visita ao evento e deixou uma mensagem de encorajamento e esperança para os congressistas. Em seguida o assessor padre Amedeo Cencini ministrou a palestra: “Vocação e Discernimento”, e em sua assessoria destacou: “A Pedagogia do Discernimento se desenvolve a partir da sensibilidade orante-obediente vocacional, por meio de um exercício absolutamente pessoal e intransferível”. O congresso prosseguiu em suas atividades com alguns testemunhos de bispos, padres, leigos; sobre as suas experiências vocacionais e o dia foi encerrado com o Terço Vocacional preparado pela CRB.

No terceiro dia (7) o congresso contou com a tradicional Santa Missa e grupos de trabalho, oficinas e noite cultural. O 4º Congresso Vocacional do Brasil encerrou no domingo (8), com a Celebração Eucarística, a apresentação do documento final, intervenções e contribuições, e a celebração de envio dos coordenadores regionais (que receberam a vela símbolo do 4º Congresso) e congressistas para o Pós-Congresso.

(Fonte: Equipe de Comunicação e Imprensa do 4º Congresso Vocacional do Brasil - Fotos: padre Eberson Fontana)