3 motivos para participar do Café Colonial do Seminário Menor São José, neste domingo (29)

25.09.2019

No próximo domingo (29), o Seminário Menor São José (Av. Adolfo Inácio Barcelos, 1490, Centro), em Gravataí, abre seus portões para um Café Colonial, a partir das 14h. Construído em 1937, o seminário recebeu a primeira turma de estudantes em 1938 e foi uma iniciativa do clero da Arquidiocese de Porto Alegre por ocasião do 25º aniversário de Dom João Becker como arcebispo, quando os seminários Menor e Maior funcionavam em São Leopoldo. A formação do clero secular então passou para Gravataí, aos cuidados dos jesuítas, que eram os formadores. Anos depois, o clero diocesano assumiu as atividades.

Saiba quais são as 3 razões pelas quais participar do Café Colonial do Seminário São José:

1 - Venha deliciar-se com o Café Colonial e desfrutar da natureza

Os participantes usufruirão de um buffet livre que inclui pães, bolos, cucas, salgados, chás, café e chocolate quente. Além disso será uma oportunidade para um momento de convivência com os seminaristas e de lazer nos espaços ao ar livre como o lago e o playground para crianças. O ingresso custa R$ 25 e crianças entre 5 e 8 anos pagam meia entrada. Cada participante poderá adquirir seu ingresso diretamente no evento, mas a coordenação pede que seja informada a presença pelos telefones 3042-2144 ou 99709-1363 ou ainda pelo e-mail reservaseminario@arquipoa.com.

2 - Contribua com a formação dos seminaristas

Os valores arrecadados no café colonial serão investidos na criação de uma sala de informática, com a aquisição de computadores, para os seminaristas, que atualmente não contam com essa estrutura para a realização de seus estudos.

Atualmente, 13 seminaristas realizam a sua formação no Ensino Médio e Curso Propedêutico. No Seminário São José foram formadas diversas gerações de padres, de várias dioceses que surgiram a partir da Arquidiocese de Porto Alegre, como Novo Hamburgo, Osório e Montenegro. O local, que abrigava etapas desde o Ensino Fundamental, iniciou com o curso Propedêutico no fim da década de 1970.

3 - Ajude a manter a estrutura local

O Seminário São José conta com uma Casa de Retiros, que pode ser locada por particulares, empresas e para retiros religiosos. Também é desta iniciativa a origem dos recursos para a manutenção do prédio, dos jardins e de todo o espaço atual. Estão à disposição para aluguel duas alas (menor e maior), com auditórios climatizados e sistema multimídia, quartos com banheiro e ar condicionado, cozinhas, capelas, refeitórios e área externa com churrasqueiras, área coberta e copas com freezer. A Casa de Retiros também dispõe de elevador, tornando os espaços acessíveis a todos. Veja abaixo algumas imagens dos espaços disponíveis.

(Acompanhe as ações do Seminário Menor São José pelo Facebook e Instagram)