Consulte a programação de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese

10.10.2019

Neste sábado (12), comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, e em todo o país as celebrações são regidas pelo tema "com Maria escolhidos e enviados em missão" proposto pelo Santuário Nacional de Aparecida. Na capital as igrejas terão missas e procissões voltadas para a padroeira do Brasil, com uma programação especial:

Santuário Nossa Senhora Aparecida (bairro Ipanema - Porto Alegre)

Programação Especial neste ano comemorando 83 anos de fundação e 60 anos da criação da paróquia. As novenas encerram no dia 11 de outubro e em cada noite a comunidade realiza o gesto concreto, com doação de alimentos que serão destinadas às famílias assistidas pela Ação Social e também para a Creche Nossa Senhora Aparecida e para o Educandário São João Batista.

Dia 11 de outubro, às 21h30: Lançamento do livro “Santuário Nossa Senhora Aparecida”, da escritora Iranelci Padilha, um registro histórico dos 60 anos de fundação da paróquia.

Dia 12 de outubro (sábado) - Festa de Nossa Senhora Aparecida:

Entre 7h da manhã e 18h30 serão celebradas nove missas.
Procissão solene às 9h saindo do Santuário, passando pela Avenida Tramandaí, até a Rua Déa Coufal, Avenida Guaíba, Rua da Gávea, e novamente Avenida Tramandaí.
Ao chegar a Imagem da Padroeira será saudada pela Banda da Polícia Militar
10h30 Missa Solene presidida pelo Pe. César Leandro Padilha, reitor do Santuário.
Homenagem a Nossa Senhora Aparecida com Isabela Fogaça

18h30 Missa Solene com Dom Jaime Spengler

19h30min Procissão luminosa em volta da Praça Senador Alberto Pasqualini.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida está localizado na Praça Senador Alberto Pasqualini, 120, Bairro Ipanema, em Porto Alegre. Telefone para contato: 3248-2027.

Procissão da Restinga (Porto Alegre)

No sábado (12), procissão motorizada sairá da Capela São Paulo Apóstolo (Rua Mazzafero Neto, 283, bairro Hípica) e segue até a Igreja Nossa Senhora Aparecida (Estrada Chácara do Banco, 71, bairro Restinga), com previsão de chegada às 10h. A missa inicia às 10h30min e a programação segue com missa-almoço, no refeitório Mãe Aparecida, às 12h, com ingressos a R$ 30. Tríduo, que iniciou na quarta-feira (9) prossegue, sempre às 19h, na paróquia Chácara do Banco, até a sexta (11).

Tradicional Procissão dos Motociclistas (Porto Alegre)

A concentração dos motociclistas começa às 7h na Av. Augusto de Carvalho, bairro Praia de Belas. Entre 8h e 8h10, a procissão sairá do local e percurso: Av. Augusto de Carvalho, Av. Loureiro da Silva, Av. Presidente João Goulart, Av. Siqueira Campos, Av. Júlio de Castilhos, Rua da Conceição, Av. Farrapos, Av. Sertório, Av. Assis Brasil, Av. Francisco Silveira Bittencourt e Av. Plínio Kroeff. A chegada ao Complexo Cultural do Porto Seco, no bairro Rubem Berta, está prevista para às 9h10 e 9h30.

Festa Sapucaia

A festa de Nossa Aparecida em Sapucaia será no dia 13 (domingo), com Missa às 10h, seguida de procissão nas ruas dos arredores da Igreja Matriz, almoço festivo às 12h e tarde de festejos populares.

Em Minhas do Leão

A 90km da capital gaúcha, Minas do Leão realiza a celebração a Nossa Senhora Aparecida a partir das 9h, com procissão motorizada, partindo da rua Donário Quintana até a igreja da Matriz. Às 10h da manhã tem Missa Festiva e almoço ao meio dia. No período da tarde, às 14h, show com Miruca. Às 18h procissão a pé saindo da Matriz e sorteio da Ação Entre Amigos, às 19h.

Aparecida Esteio

No sábado (12) os esteienses participam da procissão às 9h e da Santa Missa às 10h. Ao meio-dia almoço, seguindo de tarde de festejos populares com a Banda Alegria. A expectativa é de um público de 500 pessoas durante a programação.

25 anos em Canoas

Em Canoas, dia 12, a programação inicia às 9h, com a procissão motorizada, saindo da frente da Igreja. Procissão a pé, às 9h30 (partindo da rótula), às 10h missa na gruta e almoço às 12h.