A busca por novos caminhos e a proximidade do Papa Francisco são destaques do Sínodo

15.10.2019

O Sínodo dos Bispos para a Amazônia iniciou sua segunda semana de trabalhos, e além da intensa rotina de escuta, diálogo e busca de consensos na Assembleia, outros aspectos começam a se destacar entre os participantes. Um deles é a proximidade do Papa Francisco. "Ele acompanha todos os trabalhos, todas as sessões da aula sinodal, e nos momentos de intervalo, entra na fila pra tomar café conosco", conta o padre Maurício da Silva Jardim, diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre.

 

Do Vaticano, onde o encontro está sendo realizado, o padre Maurício enviou, com exclusividade, suas percepções sobre o andamento dos trabalhos e sobre o a presença sempre alegre do Sumo Pontífice.

 


"A expressão 'novos caminhos' está sendo muito utilizada e torna-se uma das mais importantes deste Sínodo. Depois de envolver mais de 80 mil pessoas no processo de escuta e pesquisa pré-sinodal, nosso desafio é encontrar consensos para que as discussões sempre tenham fundamentação pastoral, bíblica e do magistério da Igreja", conta o padre, que compõe uma equipe de 25 peritos de diferentes áreas, responsável por coletar o que se destaca e o que é comum entre os participantes. "Precisamos perceber o que o Espírito Santo vai suscitando e, a cada dia, quais caminhos novos Ele vai indicando para Igreja. Tudo isso precisa chegar à equipe de secretaria e redação que, pouco a pouco, vai construindo o documento final, votado na última semana", explica ele.

A selfie do padre Maurício com o Papa, na sala Paulo VI, ganhou as redes na primeira semana da Assembleia.

 

 

Nesta segunda-feira (14), outra imagem chamou a atenção. Nela, Francisco está tomando um chimarrão oferecido pelo presbítero. "Ele até notou diferença entre a erva-mate argentina e a que nós, gaúchos, usamos, mas a elogiou. Todos os dias eu tenho oferecido a ele um chimarrão e ele aceita com alegria. Aliás, o bom humor é uma marca nele", revela.
 

Clique aqui e acompanhe a cobertura do Sínodo, que está sendo realizado no Vaticano até o dia 27.

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre