Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora completa 25 anos com programação especial

17.10.2019

No dia 26 de outubro, a cidade de Guaíba será invadida por uma expressão de fé e alegria. Milhares de famílias e devotos de Nossa Senhora farão mais uma grande manifestação religiosa. A 25ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora vai reunir delegações dos municípios da Região Metropolitana, Costa Doce e Região Carbonífera. Neste ano jubilar, os peregrinos serão motivados pelo tema “Sair às pressas para cuidar da vida”.

Esta motivação expressa que a religiosidade exige um compromisso com as transformações nas relações sociais e na superação das situações que representam uma ameaça para a vida. Segundo a coordenadora da Romaria das Capelinhas, Ir. Nilva Dal Bello, celebrar os 25 anos do evento representa a renovação do sonho de uma sociedade que respeite a pessoa humana e contribua na preservação das condições de vida na Terra. “Precisamos reconhecer e proteger  a vida que está em nós, na sociedade e em todo o planeta”. Ela recorda que nos 25 anos de história muitas pessoas receberam graças divinas e muitas puderam encontrar sentido e razões para sua existência. “Ajudamos a melhorar o mundo com a transformação das pessoas, tornando nosso mundo um lugar melhor para viver”.

As atividades da Romaria iniciam na noite do dia 25 de outubro, às 23h, com a caminhada noturna, partindo da Comunidade do Bom Retiro, com previsão de chegada para às 5h da manhã, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, junto ao trevo da BR 116. No dia 26 de outubro, as caminhadas das comunidades iniciam no começo da tarde em Eldorado do Sul, na Vila São Jorge, na Cohab Santa Rita, no Bairro São Francisco e na Igreja do Livramento. A concentração será às 16h30, na Prefeitura Municipal de onde parte a grande romaria até o Parque da Juventude. Na chegada, haverá a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin.

História

No início da década de 90 um grupo de mulheres devotas de Nossa Senhora na cidade de Guaíba criou um movimento para difundir o culto familiar prestado a Deus, por intercessão de Nossa Senhora. Com apoio do trabalho incansável das Irmãs de São José, surgiu a ideia de realizar uma demonstração pública desta religiosidade. Em 1995, aconteceu a primeira Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora. A caminhada iniciou no Bairro São Francisco e a concentração com a Santa Missa em frente à Paróquia Nossa Senhora do Livramento. A iniciativa cresceu e tornou-se o maior movimento religioso da cidade, recebendo peregrinos de várias regiões do Estado.

Programação de 2019

25/10

22h: Saída dos ônibus com romeiros da Igreja de Nossa Senhora de Fátima para comunidade do Bom Retiro;

23h: Início da Romaria de Bom Retiro para Guaíba;

26/10
12h: Saída da caminhada da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Eldorado do Sul

13h30: Saída das caminhadas de  Vila São Francisco e Vila São Jorge;

14h30: Saída da caminhada da Paróquia Santa Rita de Cássia;

15h: Saída da caminhada da Igreja Nossa Senhora do Livramento;

16h30m: Concentração em frente à Prefeitura Municipal de Guaíba e saída para o  Parque da Juventude onde haverá a Santa Missa presidida por Dom Adilson Pedro Busin.

(Texto: Elton Bozzetto - Imagens: Divulgação)