1°Congresso Missionário Arquidiocesano foi realizado neste sábado (19), no Instituto São Francisco

20.10.2019

O 1°Congresso Missionário Arquidiocesano, promovido pelo COMIDI (Conselho Missionário Arquidiocesano), foi realizado neste sábado (19), no Instituto São Francisco, em Porto Alegre. Com o lema "Como ser Igreja Missionária", o encontro teve como objetivo estimular os agentes de pastorais a promover esforços em prol da missão, em união com o mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco.

O evento, que foi coordenado pelo Padre Loivo Kochhann e que contou com a participação de mais de 200 pessoas, iniciou com o acolhimento de símbolos missionários e com a proclamação do evangelho. Após, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, ressaltou a importância da missão ser fruto do testemunho e da experiência pessoal do encontro com Jesus: "Quando nós fazemos a experiência do encontro com o Senhor na comunidade, na palavra, na celebração, isso aquece o coração, e quando o coração está aquecido, os pés adquirem asas. Nós só seremos verdadeiramente missionários, autenticamente missionárias, missionários, se o coração está tocado. Quando o coração está tocado por Jesus, quando fomos encontrados e nos deixamos encontrar, os pés adquirem asas''.

Na sequência, o Bispo Auxiliar Dom Adilson Pedro Busin, referencial missionário do regional, apresentou as diversas estruturas que atuam na missão da Igreja. Dom Adilson enfatizou a necessidade da missão ad gentes, citando o Evagelii Gaudium, do Papa Francisco: " Tudo é missão, mas Evagelii Gaudium lembra, que sobretudo, a missão ad gentes, ou seja, pra fora, essa Igreja em saída. É importante essa  dimensão de que a missão perpassa todas as nossas pastorais, a vida da Igreja, mas tanto Bento XV quanto o Papa Francisco nos querem recordar, sobretudo, a missão ad gentes. Eu gostaria de deixar como síntese de que a missão perpassa a nossa vida, batizados e enviados. A Arquidiocese de Porto Alegre, nessa dimensão tão grande do campo e da cidade, das periferias e dos condomínios, precisa da nossa presença, esse é um aspecto, mas também a Igreja de Porto Alegre precisa de um novo vigor também para olhar longe".

"Esse evento, o primeiro congresso missionário, é muito importante para animar a nossa caminhada enquanto missa na Igreja. Somos impulsionados a sair, a ser uma Igreja em saída, como o Santo Padre, Papa Francisco, nos pede", celebra Douglas Moraes de Campos, da Paróquia São Vicente Pai dos Pobres, de Gravataí (RS), e integrante da Juventude Missionária, presente no evento.

Para encerrar o encontro, o Padre Ilário Flach, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Porto Alegre, apresentou as diretrizes da  missão a nível diocesano e também destacou a importância da missão ad gentes na busca de quem não vai até a igreja a procura dos sacramentos. Padre Ilário propôs ainda uma reflexão sobre a forma de evangelização das nossas crianças e jovens, se realmente é adequada para a formação de discípulos.

Padre Loivo Kochhann - Referencial da Comissão da Ação Missionária Arquidiocese de Porto Alegre e Coordenação do COMIDI, em 4 perguntas nos fala sobre a missão na Arquidiocese de Porto Alegre:

1- Como as paróquias e os fiéis podem se engajar na missão?
L.K. - É preciso reacender a consciência de que somos batizados e enviados. Rezar e refletir o tema da missão ajuda a clarear nossas mentes e corações. Mas é no pé que a conversão missionária se manifesta. A Iniciação à Vida Cristã (IVC) é uma "cancha aberta" que interpela a comunidade inteira. O processo da Formação Discipular expande este caminho e aproxima as pessoas em pequenas comunidades missionárias. As dificuldades não podem ser desculpa para não começar! Tem muita iniciativa bonita acontecendo por aí!

2 -  Qual a sua motivação como presbítero para estar à frente da Comissão da Ação Missionária na Arquidiocese?
L.K. - É um privilégio cooperar com a Igreja a partir desta Comissão! Articulamo-nos a partir do COMIDI - Conselho Missionário Arquidiocesano. Estamos em estreita sintonia com esta verdadeira "primavera missionária" que ressurge, especialmente impulsionada pela Alegria do Evangelho que o Papa Francisco incita em todos nós. E os riquíssimos subsídios que surgem como fruto desta caminhada iluminam e dão força para nossa missão diária nas paróquias. A articulação missionária em nossa Arquidiocese é um desafio imenso. A questão missionária, às vezes, é vista como uma entre outras. "A Missão é o coração da Igreja!" (RMi,  62). A Missão é nossa identidade mais profunda. Como dizemos : "A Missão tem uma Igreja... E nós somos a Igreja da Missão!".

3 - Por que a realização de um Congresso Missionário na Arquidiocese?
L.K. - É nossa tarefa "promover eventos de sensibilização, motivação e compromisso junto ao Povo de Deus sobre a dimensão universal da missão. "Estamos no Mês Missionário Extraordinário. É uma oportunidade imperdível de reavivar nosso espírito e prática missionária. Queremos ajoelhar em oração e sentar em reflexão para caminhar mais ungidos e conscientes nas estradas da missão. O Congresso nos oferece também a oportunidade de irmos ao encontro das pessoas numa caminhada missionária, na parte da tarde.
Já realizamos um processo de congressos missionários a nível estadual, nacional e continental. Agora esta riqueza também se condensa nos congressos diocesanos.

4 - As pessoas normalmente imaginam a missão em zonas de conflito, como nas guerras. Como não é assim aqui na Arquidiocese, qual a peculiaridade desta missão?
L.K. - Em nossa realidade o desafio talvez seja ainda maior, pois as seduções do "anti-Reino" são mais discretas e camufladas. Ademais, a missão, mais do que mudar o mundo, quer mudar a nós mesmos. Somos colaboradores da Missão de Deus e Ele nos quer participantes da Sua alegria, convidando-nos a sair de nós para nos encontrar n'Ele!

(Fotos: Ana Tartarotti / Textos: Pascom e Ascom)