Realizada última etapa da formação para secretárias (os) paroquiais da Arquidiocese

22.10.2019

Nesta segunda-feira (21) ,  no auditório da Paulus, aconteceu o último módulo da formação para expediente paroquial organizado pela Arquidiocese de Porto Alegre em parceria com a Editora Paulus. O curso tem como objetivo oferecer uma formação qualificada para os agentes de secretaria paroquial, em vista da acolhida como espaço privilegiado de evangelização. A formação foi realizada de maio a outubro com os seguintes temas:

- A Secretaria como espaço de acolhida e hospitalidade;
- A arte de comunicar bem;
- Relacionamento: gestão de conflitos;
- Processos administrativos e canônicos;
- A mística e a espiritualidade da (o) secretária (o), cuidando de quem cuida.

O curso contou com assessorias especializadas nas diversas áreas do conhecimento e sobretudo, da vivência cristã. A formação oferece também, a Certificação de Extensão da Faculdade Paulus de Comunicação.

Neste último módulo, o encontro contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, referencial da Pastoral da Educação da CNBB Sul 3 e da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese. Na ocasião, Dom Leomar falou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com seus desafios do contexto urbano, formação de discípulos missionários de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias. Celebrou  também a Eucaristia, tornando célebre esta etapa tão significativa na vida e das secretárias paroquiais, que têm como missão acolher evangelizando.

Atendendo aos pedido das próprias secretárias, no próximo ano, 2020, a formação abordará outras temáticas e questões práticas dos processos administrativos, canônicos e pastorais.