Missa para os professores reúne fiéis na Igreja das Dores

29.10.2019

No último sábado (26), a Arquidiocese de Porto Alegre e a Pastoral da Educação realizaram missa na Igreja Nossa Senhora das Dores, em homenagem aos professores. Além de um grande número de educadores, consagradas e fiéis estiveram presentes Padre Pedro Kunrath, Vigário Episcopal de Porto Alegre, Padre Rogério Andrade, Coordenador da Pastoral da Educação e Pároco das paróquias Santa Luzia e Santa Cruz, Padre Lucas Matheus Mendes, Pároco da Nossa Senhora das Dores, Padre Ronaldo Kunnen, Pároco da Nossa Senhora de Fátima do IAPI, Padre Ademir Ricardo Cwendrych, Reitor da Faculdade Dom Bosco e o Diácono José Salvador de Azevedo, do Vicariato de Gravataí. A celebração foi conduzida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e Referencial para Educação e Cultura no Rio Grande do Sul.

Dom Leomar iniciou a sua homilia  lembrou que as profundas e aceleradas transformações culturais e geracionais que vivemos colocam muitas dificuldades frente à educação e evangelização das novas gerações.

"Não podemos dar por certo que já sabemos tudo o que podemos fazer para melhorar a educação. Urge maior escuta, aproximar-se dos educandos, conhecê-los, aproximar-se fisicamente e psicologicamente para compreender quem são e como se colocar diante desta vida. Isso requer de todos nós a arte e a capacidade de ser presença e companhia para nossos estudantes. Crianças e jovens de hoje não encontram respostas às preocupações, necessidades e feridas que têm. A nós custa um pouco escutá-los com paciência, escutar suas inquietações ou as suas reclamações e aprender a falar-lhes com uma linguagem que seja capaz de compreender.", destacou.

Dom Leomar lembrou também o desafio pelo qual passam os educadores: "Educar nunca foi tarefa fácil, mas hoje parece que essa missão se tornou mais árdua e frágil. Por isso, o Papa Bento XVI aludiu a uma 'emergência educativa' para destacar a crescente dificuldade que se encontra hoje para transmitir às novas gerações os valores fundamentais da existência, as normas de correto comportamento e os objetivos convincentes sobre os quais construir a própria vida pessoal e social."

Veja algumas imagens:

(Fotos: Nelson Pereira)