Romaria das Capelinhas celebra jubileu com apelo ao cuidado da vida

29.10.2019

O Vicariato de Guaíba celebrou no final de semana o Jubileu de Prata da Romaria das Capelinhas. A atividade religiosa iniciou às 23h de sexta-feira (25), com  a romaria noturna partindo da comunidade de Bom Retiro, no município de Eldorado do Sul. Durante seis horas, os romeiros percorreram os 22 quilômetros que separa a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima animados com cantos, orações, reflexões e louvores à Maria. A caminhada noturna tem o simbolismo da luz da fé que ilumina o mundo com o testemunho cristão.
 

No sábado (26), no início da tarde, quatro caminhadas partiram do Bairro São Francisco, da Vila São Jorge da Cohab Santa Rira e da Igreja Nossa Senhora do Livramento para a concentração que aconteceu em frente à Prefeitura municipal. Cerca de 20 mil romeiros percorreram as ruas centrais da cidade, acompanhados pela população que estava em suas residências, no comercio e nas praças da cidade. Uma grande sintonia de fé aconteceu com a população da cidade. O lema que motivou a 25ª Romaria das Capelinhas – “Sair às pressas para cuidar da vida” – se constitui num apelo para o empenho dos católicos em cuidar da obra da criação. A Coordenadora da Romaria, Ir. Nilva Dal Bello, afirmou que o Papa Francisco, na encíclica Laudato Si, convoca a Igreja para uma conversão à ecologia integral, na qual  a pessoa e a toda  a natureza precisam ser cuidadas numa atitude de fé.


Durante a Santa Missa no Parque da Juventude, às margens do Lago Guaíba, o Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, afirmou que todos os cristãos são peregrinos com Maria que cuida de toda a criação. “Sair às pressas significa missão de serviço. Devemos ser os portadores do sorriso de Deus para a humanidade. Onde habita Deus o encontro se torna evangelho de alegria. Evitemos as divisões para construir a unidade. Sejamos portadores e construtores da paz”.


Ao final da celebração, foi lançada 26ª Romaria das Capelinhas, com o apelo para que cada participante traga mais uma pessoa para a romaria. O evento será realizado no dia 24 de outubro de 2020, com o tema “Nossa missão é acolher e proteger a vida”, em sintonia com o Sínodo da Amazônia, que convida a humanidade para cuidar do planeta.

 

(Texto e fotos: Elton Bozzetto)

 

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre