Finados: confira a programação de algumas missas nos cemitérios da região

30.10.2019

No sábado (2), os católicos prestam homenagens aos seus falecidos. Diversas celebrações ocorrem em toda a Arquidiocese de Porto Alegre, nas igrejas, nas paróquias, capelas e cemitérios. Confira abaixo algumas missas, presididas pelos bispos, nos cemitérios da região.

- Dom Jaime Spengler - Arcebispo Metropolitano
Das 10h às 11h30 - Cemitério Santa Casa, em Porto Alegre.

- Dom Aparecido Donizeti de Souza - Bispo Auxiliar
Das 16h às 17h30 - Cemitério da Colina, em Cachoeirinha.

- Dom Leomar Antônio Brustolin - Bispo Auxiliar
Das 9h30 às 11h - Cemitério Parque São Vicente, em Canoas.

- Dom Adilson Pedro Busin - Bispo Auxiliar
Às 9h - Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

- Dom Darley José Kummer - Bispo Auxiliar
Das 11h às 12h - Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

Papa Francisco

O Papa Francisco, ao saudar os peregrinos provenientes da Polônia na Audiência Geral desta quarta-feira (30), lembrou que está se aproximando a Solenidade de Todos os Santos e o Dia de Finados, em memória aos fiéis defuntos. O Pontífice usou as palavras do Papa polonês para indicar como devemos viver este período. “ Como dizia São João Paulo II, estes dias ‘nos convidam a dirigir o olhar ao Céu, destino da nossa peregrinação terrena. Lá nos espera a festiva comunidade dos Santos. Lá nos reencontraremos com os nossos queridos defuntos’, pelos quais agora se eleva a nossa oração. Vivemos o mistério da comunhão dos santos com a esperança que brota da ressurreição do Senhor, nosso Jesus Cristo.”

Na sexta-feira, dia 1º de novembro e Solenidade de Todos os Santos (que no Brasil é celebrada em 3 de novembro), o Papa Francisco vai rezar a oração mariana do Angelus direto da Praça São Pedro. A alocução do Pontífice será transmitida ao vivo do Vatican News, com comentários em português, a partir do meio-dia, hora italiana, 8h no horário de Brasília.

No sábado (2), Dia de Finados, a transmissão ao vivo será direto das Catacumbas de Priscila, no bairro Trieste, em Roma, onde estão enterrados dois Pontífices: o Papa Marcelino e o Papa Marcelo I. A celebração da Santa Missa em comemoração aos fiéis defuntos será presidida pelo Papa Francisco a partir das 16h, hora italiana, 12h no horário de Brasília.

Já na segunda-feira, dia 4 de novembro, o Pontífice vai celebrar a missa pelos cardeais e bispos falecidos no decorrer do último ano. A transmissão ao vivo, com comentários em português, direito da Basílica de São Pedro, começa às 11h30, hora italiana, 7h30 no horário de Brasília.

(Fonte: Vatican News)