Holywins reuniu mais de 1500 jovens na PUCRS, sob a coordenação do Setor Juventude

04.11.2019

Com o tema “O agora de Deus”, o Holywins deste ano foi realizado no último sábado (2), na PUCRS, e reuniu mais de 1500 pessoas na edição que contou com a novidade de ter a coordenação sob responsabilidade do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre. Desde 2003, quando nasceu, o evento era organizado pela Missão Tabor. Para a coordenadora do Setor Juventude, Deize Abrantes, a responsabilidade é uma honra para o Setor Juventude. “O evento foi a concretização do amor de Deus aos jovens. Foram dois meses intensos de trabalho, recompensados no rosto de felicidade de cada jovem voluntário ou participante do evento”.

Nathana Larroque Fouchy Proença, agente do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, parceiro do Holywins, destacou a alegria em receber o evento. “Para nós, além de reforçar a identidade católica da instituição, o evento é uma oportunidade de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, que é a missão de evangelizar por meio da educação deixada por São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista”, afirmou ela. “Trabalhar pelos jovens é sempre um presente de Deus! A parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre reforça nosso compromisso com a comunidade, fomentando a formação, a cultura do encontro e a evangelização”, concluiu Nathana.

A Rádio Aliança, outra apoiadora do Holywins, marcou presença transmitindo em cinco programas tudo que aconteceu no evento em tempo real. A equipe contou com 15 pessoas.

Além dos jovens, as atividades do evento envolveram toda a família. O “Cinema” teve três sessões com bate-papo, que reuniram aproximadamente 210 pessoas. Curtas-metragens sobre três santos rechearam o auditório do Prédio 9. As oficinas, com curadoria e articulação do Observatório Juventudes, do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, reuniram 380 pessoas para formação em seis oficinas, nos turnos da tarde e noite. Enquanto isso, no palco do “HolyMusic”, sete bandas animaram o Holywins com muita música e diversão, com direito até a coreografia da plateia. No andar de cima, seis padres da Arquidiocese de Porto Alegre atenderem ao sacramento da confissão, tendo cerca de 100 pessoas participando da atividade. O “HolyKids” cuidou e se divertiu com as crianças. A atividade atendeu o público infantil durante todo o evento. Para conhecer um pouco dos carismas, 20 movimentos foram convidados a participar dos “Stands”, expondo suas histórias.

Às 18h, na Igreja Universitária Cristo Mestre, todas as atividades simultâneas se encerraram e os jovens de reuniram para a Santa Missa, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Também estiveram presentes o bispo auxiliar, Dom Darley Kummer e o padre referencial da Juventude, padre Tiago Francesco, o padre Tiesco. O evento contou também com a presença do bispo auxiliar, Dom Leomar Brustolin, para a atividade “Conversa com o Bispo”. Para encerrar o evento, a Missão Tabor realizou a “Vigília de Taizé”. A adoração ao Santíssimo ocorreu antes e depois da Santa Missa.

Para que o evento fosse possível, 19 equipes foram formadas e coordenadas pelo Setor Juventude. O resultado foi o engajamento de 97 pessoas. Para a participante da equipe de Comunicação e estudante de Jornalismo, Júlia Barros, trabalhar no Holywins foi muito importante. “Sabe certeza? Foi exatamente isso que tive. Toda a construção de uma nova identidade visual, comunicação jovem e extremamente próxima, me mostraram que estou no caminho certo, rumo ao Céu, fazendo o que eu mais amo. Comunicar por amor, com uma decisão decidida”.

Douglas Teixeira, participante do movimento Comunidade de Jovens Católicos (CJC), da Paróquia São João Batista, em Porto Alegre, o evento teve um significado especial. “Posso resumir em uma frase: ‘chegou a nossa vez de agir’. Desde pequeno eu ia no Holywins e, hoje, vendo meus amigos liderando a equipe e fazendo esse evento funcionar, foi tudo pra mim. Só tenho a agradecer”.

Thayane Fagundes, membro do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), da Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha, destaca a integração. “Foi um dos eventos mais lindos que eu participei dentro da Igreja. Poder ver a força do jovem católico, todos juntos sem diferença de grupo, é muito lindo”.

Gabriel Leite, membro do movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e voluntário no programa Jovem Missionário da Rádio Aliança 106.3, manifestou gratidão pela participação no Holywins 2019. “Eu agradeço imensamente poder participar desse evento, pois sei que muitos estiveram trabalhando para proporcionar essa alegria as pessoas, e também agradeço a eles por isso. Espero que um pouco dessa magia que o Holywins tem possa ter sido contagiante a alguém lá presente, e que essa magia possa se espalhar entre nossa comunidade”.

Gabriel Talian (Nenê), também membro do EJC e voluntário no programa Jovem Missionário da Rádio Aliança, lembrou a inspiração para o tema da edição deste ano do Holywins. “Gostaria de recordar a Jornada Mundial da Juventude desse mesmo ano. No exato momento que o Papa Francisco disse para uma multidão majoritariamente latina no Panamá que nós, jovens, ‘somos o agora de Deus’, ficou evidente algo para os católicos: a juventude não tem tempo a perder, não tem nada a perder”, contou. “A variedade de abordagens sobre a santidade que o Holywins trouxe colaborou muito como estímulo para a juventude, seja dançando e ouvindo uma canção, assistindo a um documentário ou ainda aprendendo sobre algum carisma juvenil. Os santos como figuras de intercessão e modelo de vida em Cristo, homenageados e lembrados no evento, reforçam o desejo que pode vir a despertar em cada jovem, que é o desejo de buscar a algo maior, tão grande quanto a sua fé”, concluiu.

Para conferir como foi o evento, entre no perfil do Holywins no Instagram clicando aqui.

Texto: Comunicação Holywins

Edição: Ascom da Arquidiocese de Porto Alegre