Encontro com os coordenadores e vice-coordenadores da IVC apresenta programação 2020

26.11.2019

No último sábado (23), na Paróquia Nossa Senhora das Dores, Centro de Porto Alegre, foi realizado o encontro com os coordenadores e vice-coordenadores paroquiais da  Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese, com a participação de cerca de 230 participantes. Segundo Irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora da IVC, além dos coordenadores e vice-coordenadores, o encontro contou com a participação de presbíteros, de membros da Comissão da IVC, do arcebispo Dom Jaime Spengler e de Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo referencial da IVC na Arquidiocese, e do padre Ilário Flach, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese.

Na ocasião foi distribuído o livreto com a Programação da IVC para o ano de 2020, contendo as orientações, metas e atribuições da coordenação paroquial, bem como, as metas para o ano de 2020. Uma dos objetivos prioritários é a formação dos catequistas, novos e atuantes na metodologia de inspiração catecumenal.

Momento significativo do encontro foi o desenvolvimento do tema: "A transmissão da fé num mundo que se transforma: o que vem por aí? e como iremos atuar?", com Dom Leomar, que destacou “em tempo de profundas transformações, de um mundo cada vez mais urbano e complexo, se faz necessário perceber que Deus habita esta cidade e conta com cada uma de suas criaturas para o cuidado e o cultivo das relações humanizadoras e integradas." Ele lembrou das megatendências, fruto da Revolução Industrial; da evolução tecnológica e da globalização. "Toda essa evolução nos causa medo, dúvida insegurança e nos desafia no modo de ser e conviver. Os desafios são muitos e exigem uma nova forma de transmitir a fé às novas gerações”. Dom Leomar destacou também, que “para além das tecnologias cada vez mais avançadas, o mais importante será a humanização. O catequista precisa compreender este mundo tecnológico para poder se aproximar das novas gerações”.

Clique e baixe o livreto com a Programação 2020 e acesse o site da IVC.

(Informações: irmã Maria Aparecida Barboza e Jociane Marchesan Oling, da Pascom

Fotos: irmã Maria Aparecida Barboza