"Purificação e iluminação" são os próximos temas dos encontros da Formação Discipular

26.11.2019

O Centro Administrativo da Arquidiocese de Porto Alegre recebeu, na noite desta segunda-feira (25) mais um Encontro dos animadores do programa de Formação Discipular para o Vicariato de Porto Alegre. O objetivo foi aprofundar o tema do Terceiro Tempo da metodologia de Inspiração Catecumenal, do programa, dedicado à "Purificação e Iluminação", para ser vivido a partir da Quaresma de 2020. Mais de 80 leigos, padres e religiosos participaram da reunião.

 

A irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora da Iniciação à Vida Cristã (IVC), conduziu a meditação inicial sobre a passagem bíblica em que São João 4, 1-30 que narra o encontro de Jesus com uma samaritana. Jesus está na Judeia e vai para a Galileia. Neste itinerário de viagem o autor acentua uma parada  de na Samaria. Para a irmã, a narrativa simboliza a próxima etapa da Formação Discipular, dedicada à reflexão sobre "Purificação e Iluminação", mudança de vida e de atitude.

 

"A samaritana, antes reconhecida pelos judeus como impura, por ser mulher e estrangeira é agora purificada por Jesus, o doador da água que jorra para a Vida Eterna. Ao dialogar com Jesus, a mulher da Samaria muda seu jeito de ser e de compreender as coisas. Faz a experiência da fé com Jesus e torna-se sua discípula missionária”, disse a irmã, exortando a todos para que percebam na narrativa um convite a nossa conversão. "A mudança de vida nasceu do desejo de percorrer o caminho; depois do movimento, de deixar-se encantar. O próximo passo missionário é encantar novas pessoas para Jesus Cristo e sua proposta de Reino,” explicou ela.

 

Avaliação e próximos passos

 

Em  pequenos grupos, os animadores que representavam as mais de 80 paróquias do Vicariato de Porto Alegre, partilharam a experiência do caminho da Formação Discipular. Foi consenso que a iniciativa vem dando oportunidade a muitas pessoas de redescobrir a fé e reaproximarem-se da Igreja. A falta de perseverança de alguns vem sendo o principal desafio das Comunidades que já foram formadas.

 

"Eu estou divorciado, e em uma confissão o padre me orientou a iniciar a Formação Discipular. Agora me vejo aqui, como animador da Formação Discipular e agradecido por ter sido acolhido. E vejo que ser missionário é isso, receber bem a todos, sem diferenciar ninguém pelo seu pecado", contou, emocionado, um dos participantes.

 

(Foto: Juliano Rigatti)

 

O programa de Formação Discipular iniciou em junho deste ano, após a celebração de Pentecostes. Ao todo, o material que subsidia o programa prevê 24 Encontros até o final de dezembro. A proposta é que o Terceiro Tempo ("Purificação e Iluminação") e o Quarto Tempo ("Mistagogia - Caminhar na fé") sejam vividos até o Pentecostes do próximo ano.

 

"Sempre cabe ressaltar que a Formação Discipular não é um curso. Nenhum grupo ou paróquia está em dia, atrasado ou adiantado", explicou o padre Ilário Flach, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese. "A Formação é permanente. O propósito é criar Comunidades, é colocar a Palavra de Deus na vida da gente", concluiu.

 

Nesta terça (26), quarta (27) e quinta (28) serão realizados Encontros com o mesmo propósito nos Vicariatos de Gravataí, Guaíba e Canoas.

 

Você ainda não participa da Formação Discipular? Sua paróquia ainda não tem Comunidades vivendo esta experiência? Converse com o seu pároco ou tire dúvidas pelo e-mail iflach11@gmail.com, com o padre Ilário Flach, ou por meio das coordenações de pastoral do Vicariato ou da área e da coordenação da Iniciação à Vida Cristã (IVC).

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre