Pastoral Presbiteral encerra ano de aprofundamento espiritual aos sacerdotes

28.11.2019

Anualmente, os padres da Arquidiocese de Porto Alegre participam de quatro retiros, que têm como objetivo proporcionar momentos exclusivos de oração, silêncio e meditação aos presbíteros. Os retiros fazem parte do Programa de Espiritualidade Presbiteral da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese e motivam um encontro mais profundo do sacerdote com Jesus Cristo. Cada padre deve realizar pelo menos um retiro anual. Em 2019, mais de 150 participantes do Clero estiveram nos retiros.

Neste ano, um dos destaques, segundo o padre Leonardo Reichert, coordenador da Pastoral Presbiteral na Arquidiocese, foi o retiro realizado de 22 a 26 de abril, no Cecrei, em São Leopoldo. Ele foi conduzido pela equipe do padre João Renato Eidt, padre Jesuíta e psicólogo, juntamente com a Irmã Maria Luiza Morschel, da Congregação de Nossa Senhora e também psicóloga. Com a proposta de ser um retiro com atendimento personalizado, cada padre pode ter uma hora diária de atendimento individual com um psicólogo. "O Retiro de integração humano espiritual foi muito bem recebido pelos padres, que sugeriram manter o formato para o próximo ano", contou o padre Leonardo.

Orientação Espiritual

“Todo cristão batizado é chamado a trilhar o caminho de santidade buscando configurar-se cada vez mais ao Cristo em vista de uma plena comunhão de amor com Deus. Nessa caminhada o mesmo conta com a presença e ação do Espírito Santo, pois seria impossível amar a Deus e ao próximo se antes o amor de Deus não fosse derramado em nossos corações.", diz Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar de Porto Alegre, que também é procurado por muitos sacerdotes para atuar como orientador espiritual. Como diz São João 'nós amamos, porque ele nos amou primeiro.' (1Jo 4,19)”, orienta Dom Donizeti.

O bispo explica que todo cristão batizado deve fazer esse caminho. “Aquele que recebeu a graça de participar do ministério sacerdotal de Cristo pela ordenação presbiteral tem uma responsabilidade maior ainda, pois, conforme diz a escritura ‘todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; se a alguém muito se confiou, muito mais se exigirá’” (Lc 12,48), explica. Para Dom Donizeti, cabe ao ministro ordenado favorecer o crescimento espiritual de todos os fiéis que lhe são confiados, e isso não acontecerá sem que ele esteja também trilhando esse caminho.