Arquidiocese de Porto Alegre manifesta-se sobre a crise na Educação

17.12.2019

O artigo "Da educação depende o futuro de um povo", publicado no jornal Zero Hora, nesta terça-feira, 17, faz uma avaliação sobre a atual crise na educação vivida atualmente pelo Estado do Rio Grande do Sul, com a greve do magistério iniciada há mais de um mês. Leia abaixo:
 

 "Da educação depende o futuro de um povo"


Por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB.


Educar é ato nobre, digno e exigente. Pressupõe vocação, determinação, paixão, paciência e o empenho dos melhores recursos. Não se pode educar sem competência, coerência, testemunho, profissionalismo.


O futuro da sociedade depende de como ela reconhece e recompensa aqueles homens e mulheres que acolhem a missão de continuar a obra iniciada no seio das famílias de forma característica. É que existem aspectos do processo educacional que não podem ser delegados à escola.  


Não faz muito tempo que ser professor era considerado nobre e distinto, gozando de respeito e admiração. Hoje, para alguns é, por vezes, motivo de vergonha. No entanto, o que causa verdadeiramente vergonha é a falta de reconhecimento público da importância desses homens e mulheres para o presente e o futuro da sociedade. São de forma particular eles que fomentam no seio das novas gerações a paixão pelo saber, pelo estudo, qual porta para o desenvolvimento e a construção da nação.


A educação tem que ser programa de estado e de nação. A escola, a educação e os professores não podem estar sujeitos a programas de partidos políticos ou ao humor de homens mais ou menos públicos. Também não podem se orientar por ideologias que desconsiderem as várias dimensões do humano.


O tão sonhado futuro marcado por uma melhor distribuição das riquezas da nação, por progresso e paz, depende do investimento que o Estado realiza em prol da educação de seus cidadãos. Enquanto a educação for tratada como despesas dentro de um orçamento público não haverá futuro digno para crianças, adolescentes e jovens.

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre