Com o tema “O bem viver no campo e na cidade”, 43ª Romaria da Terra tem programação definida

08.01.2020

Com o tema “O bem viver no campo e na cidade” e lema “Dá-me de beber” (Jo 4,7), será realizada, no dia 25 de fevereiro, a 43ª Romaria da Terra. Neste ano, a romaria é sediada pela Diocese de Cruz Alta, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mormaço-RS.

A programação do evento, que espera reunir romeiros de todos os cantos do Rio Grande do Sul, já está definida, bem como as atividades do dia e as paradas no decorrer da caminhada, que inicia na Comunidade São José dos Prólos, em direção ao Parque Municipal, num percurso de 2,7km.

“Temos a responsabilidade de olharmos para a realidade que está aí, para o que é mais importante e nos comprometermos a construir, juntos, uma caminhada como Diocese, envolvendo todas as paróquias, movimentos, as nossas pastorais, principalmente as pastorais sociais, aprofundando a temática central desta romaria”, destaca Dom Adelar Baruffi, Bispo da Diocese de Cruz Alta, que convida a todos para esta edição.

A Romaria acontece todos os anos, na terça-feira de carnaval, em que milhares de romeiros e romeiras vindos de diferentes lugares se encontram para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido. Com Sepé Tiaraju, motivador das romarias, defensor dos povos indígenas, busca-se lembrar que esse dia será um momento de restabelecer as forças na luta por justiça e igualdade.

A realização da Romaria da Terra é um dos compromissos comuns permanentes das 18 Dioceses do Rio Grande do Sul, que integram o Regional Sul 3 da CNBB e acontece desde 1978.

Programação da 43ª Romaria da Terra

6h - Mística de acolhida (oração) para as pessoas que vão trabalhar no evento;
6h15min - Acolhida das caravanas na comunidade São José e São João com distribuição de folhas de canto, numeração dos ônibus e orientações aos romeiros e romeiras;
7h - Chegada na comunidade São João dos Prólos com café da manhã organizado pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e Diocese Cruz Alta;
8h - Animação e acolhida dos romeiros e romeiras com cantos e orações; fala de boas-vindas e Memória das Romarias da Terra;
8h40min - Celebração de Abertura
9 h - Caminhada com intervenções no caminho sobre “O bem Viver no campo e na cidade”;
1ª Parada – criação de Deus,
2ª Parada – cenário de destruição,
3ª Parada – reconstrução do Bem Viver,
4ª Parada – ideal do Bem Viver,
11h - chegada ao parque municipal com a celebração eucarística;
12h - bênção e partilha dos alimentos;
12h15min - momento cultural com artistas populares;
13h - oficinas temáticas sobre o Bem Viver no Campo e na Cidade;
14h - partilha das oficinas;
15h - celebração de envio, anúncio da próxima romaria;
16h - envio dos romeiros e romeiras com bênção final.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta e equipe de Comunicação da 43ª Romaria da Terra)