Paróquia São Jorge, no Partenon, mantém Centro Social e realiza ações com pessoas em situação de rua

23.01.2020

A Paróquia São Jorge (Av. Bento Gonçalves, 2948, bairro Partenon), em Porto Alegre, realiza ação social por meio do Centro Social Padre Paulo Scopel, fundado em 2017 e que atende, mensalmente, cerca de 500 pessoas carentes. São 100 famílias cadastradas que moram no território paroquial e arredores que recebem cestas básicas de acordo com o tamanho da família no início de cada mês. Os alimentos são arrecadados pela paróquia nas missas e também por meio de doações.

A paróquia também mantém uma ajuda emergencial de alimentos, que atende semanalmente algumas famílias que buscam auxílio junto à paróquia. As segundas-feiras são dedicadas para a doação de roupas aos necessitados no salão paroquial. Terças e quintas são os dias em que é realizado brechó, com renda revertida para as atividades de atendimento do Centro Social.

Outra ação da Paróquia São Jorge é a de arrecadação de tampinhas plásticas, que são separadas por cor e vendidas, gerando receita para as ações sociais de atendimento aos necessitados. Em 2019, a paróquia iniciou uma nova etapa, atendendo também pessoas em situação de rua. No último sábado de cada mês, os voluntários da ação social realizam um almoço embaixo do viaduto que fica ao lado da igreja, na Av. Bento Gonçalves, fornecendo refeição para cerca de 40 pessoas. Mesas e cadeiras são colocadas a fim de tornar mais confortável as refeições, que são preparadas com alimentos doados pelos próprios voluntários.

A Paróquia São Jorge também fornece de forma gratuita atendimento jurídico e psicológico, prestado por profissionais voluntários, além de proporcionar aulas de reforço escolar a crianças. Também são desenvolvidas atividades de culinária com receitas de baixo custo, visando o aproveitamento de partes de alimentos que normalmente são descartados, como cascas e talos. Há ainda a confecção de sacolas de tecidos para as famílias que recebem as cestas básicas, para diminuir o uso das sacolas plásticas e ajudar na sustentabilidade ecológica.

A comunidade Menino Jesus de Praga também realiza o atendimento infantil por meio da Pastoral da Criança, que promove palestras sobre higiene e saúde, além da pesagem e acompanhamento.

(Fotos: Arquivo Paróquia / Informações: Pascom / Ana Tartarotti - Edição: Ascom / Patricia Damaceno)