Domingo (2) será de celebração de Nossa Senhora dos Navegantes na Capital

28.01.2020

Aguardada e reconhecida como o mais tradicional evento religioso da capital, é  também uma das maiores procissões da América Latina. Milhares de pessoas são esperadas para a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, para acompanhar o traslado da Imagem após a Missa de Despedida no Santuário do  Rosário, onde a Santa está desde o 19 de janeiro.  A celebração iniciará às 7h e será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer. Como em outras  edições, a procissão deve partir às 8h em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, entrada de Porto Alegre.

 

Em cima de um andor decorado com flores, a Imagem é  conduzida por dezenas de remadores de clubes náuticos de Porto Alegre e região metropolitana. E é necessário preparo físico, visto que são cerca de 700 kg para serem carregados durante um percurso de cinco quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. "As oferendas depositadas pelos devotos triplicam o peso original do Andor. Muitos deixam medalhas, orações, objetos pessoais, flores, velas, bilhetes com promessas, numa demonstração de fé e agradecimento", diz Gustavo Brum, Provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes.

Devoção que também leva milhares de fiéis a acompanharem a procissão com qualquer tempo, independentemente de sua condição de saúde ou idade. Como é de costume, muitas pessoas passam o domingo no Largo de Nossa Senhora dos Navegantes, local dos Festejos em homenagem à Santa. Logo que chega ao Santuário, acontece uma Missa Campal conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, com a presença de diversos religiosos. Este ano, a celebração também contará com a presença dos corais de diversas paróquias, sob a regência do maestro e seminarista, Rodrigo Rubi.

 

Durante a tarde ocorrem outras missas:
- 14h: Pe. Luiz Ricardo de A. Xavier

- 16h: Pe. Jaime Kaspary

- 18h: Pe. Marcus Vinícius K. Ferreyro

 

Muitas atividades estão sendo preparadas para receber os fiéis. Dez bancas de alimentação estarão à disposição, assim como uma loja de artigos religiosos voltados à fé e oração, como terços, santinhos, imagens, escapulários, medalhas, velas, entre outros. Às 20h acontece a entronização da Imagem para o Altar da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde ficará por mais um ano. O enfoque religioso da Festa de Navegantes, deste ano, que chega a sua 145ª edição, é “Comunidade, Casa da Igreja”.

 

Cidades

 

Além da Festa na capital gaúcha, a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes também será realizada em outras cidades da Arquidiocese como Arambaré, Charqueadas e Canoas. Na primeira, a celebrações serão conduzidas pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, a partir das 8h30min, no domingo (2), com concentração no Clube Náutico, início da procissão, às 9h e caminhada até o Salão Paroquial. Às 10h, Santa Missa com o tema "Rumo à casa trinitária”.

 

Em Charqueadas, a procissão de Navegantes inicia às 9h, no domingo (2), na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Av. Cruz de Malta, 1223 - Centro), seguida de missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti de Souza. Em Canoas, Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, celebra Missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, às 8h30, seguida de carreata com a imagem até a Prainha Paquetá, onde às 11h será realizado o ato inter-religioso.

 

Há 145 anos, imigrantes açorianos decidiram celebrar sua fé de forma especial em Porto Alegre. Para eles, da mesma forma que os navegadores são conduzidos ao porto pela “Estrela do Mar”, título mariano datado do século VII, os cristãos são guiados à glória do Reino dos Céus por Maria. Assim nascia a tão querida Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capital gaúcha desde 1875. A data ficou marcada pela licença recebida para a construção da capela em honra à devoção em um terreno doado, onde seria exposta uma imagem da protetora dos mares produzida pelo escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal. Naquele ano, a procissão foi realizada por terra e pelas águas do Guaíba, e a imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário no atual bairro Navegantes, em 1876.

 

Ajuda financeira

 

Patrimônio Imaterial da cidade de Porto Alegre, há mais de cem anos, a Festa de Navegantes mobiliza a população e representa a manifestação religiosa mais esperada pela comunidade porto-alegrense. Sem recursos públicos ou patrocínio, a Irmandade de Navegantes criou para esta edição um crowdfunding, que auxiliará em parte da festa, que também conta com o importante apoio dos devotos, força fundamental para dar continuidade ao evento, um acontecimento de fé, cultura e promoção humana. Este recurso será reservado para o restauro do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que precisa de reformas em sua estrutura de telhado, paredes e pisos. A obra orçada e licitada soma 500 mil reais. Para ajudar nas etapas da obra, os fiéis podem fazer doações e contribuir pelo endereço eletrônico : www.doa.la/navegantes2020. A campanha tem como slogan "Cada real vale muito".

 

MAIORES INFORMAÇÕES
 

Provedor da Irmandade
Diretor do complexo de Navegantes-  Juarez Cardoso Vasques

Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes: Pe. Marcus Vinícius Kalil Ferreyro

Secretaria da Irmandade: (horário comercial): 3342-2882

E-mail: irmandade@irmandadenavegantes.com.br

 

(Foto: Divulgação)

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre