Arquidiocese tem novo Doutor em Direito Canônico

11.02.2020

Na segunda-feira, 10 de fevereiro, padre Maikel Herold, presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre, apresentou sua defesa de tese junto à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma em vista o grau de doutorado em Direito Canônico.

Com o título “O princípio de Subsidiariedade na organização social da Igreja e sua aplicação na relação autoridade eclesiástica e christifideles (fiéis cristãos)”, Pe. Maikel arguiu que o Princípio de Subsidiariedade se trata de um conceito pelo qual um ente maior (o Estado ou uma organização de caráter internacional) deve respeitar a justa autonomia de entes menores (as pessoas de modo singular, as famílias, associações etc.). Apesar de ser um pressuposto de caráter sociológico, a subsidiariedade, desde o período anterior ao Concílio Vaticano II, vem sendo apresentada como um princípio a ser aplicado também na Igreja, em vista o reconhecimento à justa autonomia e responsabilidade por parte dos fiéis no que diz respeito ao seu próprio apostolado, bem como das realidades locais onde a Igreja está presente, proporcionando com isto um caminho de desconcentração do poder, seja à nível universal, seja a nível diocesano. Neste sentido, apresenta a necessidade que as Conferências Episcopais sejam reconhecidas com uma autonomia ao modo como acontece com os Sínodos das Igrejas Orientais; do mesmo modo que fossem implantados tribunais administrativos canônicos a nível local.

No que resguarda aos leigos, e como forma de promover a sua participação por meio do sensus fidei, Pe. Maikel afirma na sua tese a necessidade de que a lei eclesiástica torne obrigatória a celebração dos sínodos diocesanos, como já ocorria no período anterior ao concílio. Por fim, apresenta a necessidade de que as famílias, as associações de fiéis e as comunidades eclesiais sejam reconhecidas e tuteladas pela autoridade eclesiástica, em vista o direito e responsabilidade dos fiéis no apostolado da Igreja.

A tese teve avaliação muito positiva, reconhecida como “Summa cum Laude”, sendo que a publicação integral foi autorizada pela universidade romana.

Depois de um tempo ainda em Roma para encaminhar algumas correções pedidas pela comissão avaliadora e a publicação da tese, Pe. Maikel retorna a Porto Alegre no próximo mês de março.

(Fonte: Padre Maikel Herold / Edição: Patricia Damaceno / Ascom - Fotos: Arquivo Pessoal)