Arquidiocese tem novo Doutor em Direito Canônico

11.02.2020

Na segunda-feira, 10 de fevereiro, padre Maikel Herold, presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre, apresentou sua defesa de tese junto à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma em vista o grau de doutorado em Direito Canônico.

Com o título “O princípio de Subsidiariedade na organização social da Igreja e sua aplicação na relação autoridade eclesiástica e christifideles (fiéis cristãos)”, Pe. Maikel arguiu que o Princípio de Subsidiariedade se trata de um conceito pelo qual um ente maior (o Estado ou uma organização de caráter internacional) deve respeitar a justa autonomia de entes menores (as pessoas de modo singular, as famílias, associações etc.). Apesar de ser um pressuposto de caráter sociológico, a subsidiariedade, desde o período anterior ao Concílio Vaticano II, vem sendo apresentada como um princípio a ser aplicado também na Igreja, em vista o reconhecimento à justa autonomia e responsabilidade por parte dos fiéis no que diz respeito ao seu próprio apostolado, bem como das realidades locais onde a Igreja está presente, proporcionando com isto um caminho de desconcentração do poder, seja à nível universal, seja a nível diocesano. Neste sentido, apresenta a necessidade que as Conferências Episcopais sejam reconhecidas com uma autonomia ao modo como acontece com os Sínodos das Igrejas Orientais; do mesmo modo que fossem implantados tribunais administrativos canônicos a nível local.

No que resguarda aos leigos, e como forma de promover a sua participação por meio do sensus fidei, Pe. Maikel afirma na sua tese a necessidade de que a lei eclesiástica torne obrigatória a celebração dos sínodos diocesanos, como já ocorria no período anterior ao concílio. Por fim, apresenta a necessidade de que as famílias, as associações de fiéis e as comunidades eclesiais sejam reconhecidas e tuteladas pela autoridade eclesiástica, em vista o direito e responsabilidade dos fiéis no apostolado da Igreja.

A tese teve avaliação muito positiva, reconhecida como “Summa cum Laude”, sendo que a publicação integral foi autorizada pela universidade romana.

Depois de um tempo ainda em Roma para encaminhar algumas correções pedidas pela comissão avaliadora e a publicação da tese, Pe. Maikel retorna a Porto Alegre no próximo mês de março.

 

(Fonte: Padre Maikel Herold / Edição: Patricia Damaceno / Ascom - Fotos: Arquivo Pessoal)

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre