Fraternidade "O Caminho" busca doações para nova casa em Porto Alegre, com a chegada de consagrados

03.03.2020

A Arquidiocese recebeu nesta semana quatro novos consagrados da Fraternidade O Caminho, que irão trabalhar com os moradores de rua em Porto Alegre. Para melhor acolhê-los, a Arquidiocese pede doações de toda a comunidade gaúcha para a estruturação da casa destinada à missão, que funcionará na Rua Duque de Caxias, 380, Centro Histórico. São solicitadas camas, colchões, roupeiros pequenos, roupas de cama e banho, agasalhos, fogão, botijão, escrivaninhas, mesa, cadeiras, utensílios de cozinha e material de limpeza, bebedouros, aquecedores e ventiladores, entre outros. A Fraternidade O Caminho já atua em Porto Alegre, com uma casa na Vila Ipiranga, há dois anos. No local são oferecidos café da manhã e almoço para os moradores de rua e, à noite, são realizadas abordagens na rua levando agasalhos, alimentação e escuta, por meio da missão de 14 irmãs.

 

As doações devem ser informadas pelo telefone (51) 3228.6199, na Cúria Metropolitana.

 

Frei Daniel da Sagrada Família é natural de São Paulo, mas estava em Laguna (SC) antes da sua vinda para a capital gaúcha. "Estou muito alegre pelo chamado e acolhida da Arquidiocese de Porto Alegre. Espero iniciar logo este trabalho com os filhos prediletos e encaminha-los para o tratamento contra a drogadição, que muitos enfrentam quando vivem em situação de rua", destaca.

 

Já o noviço Ciro natural do Paraná, já cumpriu o seu um ano no noviciado e agora inicia na missão. Nascido em Minas Gerais, viveu grande parte da sua juventude na Bahia. "Estou desejoso em fazer a vontade de Deus. Depois de concluir este período de aprofundamento interior e pessoal, durante o noviciado, agora estou muito feliz em poder sentir 'o cheiro da ovelha', como diz o Papa Francisco", celebra. Da mesma forma, o noviço Jeferson João, natural de Pernambuco, veio do Paraná, com muita expectativa em atender o povo da rua e acolhê-los, este que será o grande diferencial da nova casa da Fraternidade O Caminho. Frei Alano do Cordeiro de Deus, é natural do Paraguai, de onde veio, após 3 anos de permanência naquele país. Também já esteve visitando o Brasil, oportunidade em que residiu nos estados do Paraná (2014) e do Espírito Santo (2016).

 

(Foto Nelson Pereira e Texto Patricia Damaceno - Ascom)

 

História

 

A Fraternidade O Caminho foi fundada pelo Padre Gilson Sobreiro e a Irmã Serva das Chagas Ocultas, em São Paulo, em 23 de outubro de 2001, após a participação de ambos em um encontro de recuperação para jovens usuários de drogas. Após alguns anos, a fraternidade alugou uma casa, em Santo Amaro, onde foi iniciado o atendimento aos pobres e dependentes químicos, e hoje é um lar de idosos em situação de abandono. Atualmente são mais de 60 casas distribuídas pelo Brasil e outras em mais 9 países, num total de 500 religiosos (entre freis e irmãs professos).

 

​A congregação é nova em sua história, porém marcante em sua ação social. Pobres, homens e mulheres despojados vivem com seus hábitos simples como os de São Francisco, calçam apenas sandálias e chinelos e abdicam de suas aspirações e realizações pessoais como consagrados. Após um ano de noviciado, todos os consagrados vivem um ano de missão, até os votos.

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre