Coronavírus: Arquidiocese recomenda suspensão de eventos com grande número de pessoas

14.03.2020

A Arquidiocese de Porto Alegre, por meio de seu arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, está reforçando os pedidos de cuidados em missas, celebrações e ações pastorais com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19). Além das orientações já publicadas, Dom Jaime recomenda que, a partir de hoje, sejam suspensos eventos com grande número de pessoas em todo o território da Arquidiocese.

Leia abaixo o Comunicado na íntegra:

Irmãos e irmãs,
em função da situação de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), reforçamos a necessidade de cuidado e colaboração, para promover a prevenção da propagação do vírus.

Nas missas e demais celebrações, reafirmamos a postura pastoral para evitar o aperto de mãos na acolhida aos fiéis, não realizar o “abraço da paz”, não rezar o Pai-Nosso de mãos dadas e orientar os fiéis para, nas celebrações eucarísticas, receberem a comunhão (o Corpo do Senhor) na mão.

Importante destacar ainda as orientações a respeito da necessidade de não compartilhar objetos pessoais, manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações em torno de pessoas doentes, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, e lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool gel.

Orientamos, também, que sejam suspensos ou adiados os eventos programados reunindo grande número de pessoas.

Continuaremos atentos às orientações das autoridades de saúde pública.

Recomendamos prudência em relação à veracidade das notícias divulgadas sobre o vírus, principalmente nas redes sociais.

A vida humana é dom e compromisso. Cuidemos da vida com responsabilidade e caridade, contando com a graça de Deus.

Que o bom Deus abençoe a todos.

Dom Jaime Spengler

Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre