Hinário Arquidiocesano: pesquisa dirigida busca a realidade das comunidades

01.04.2020

Neste mês de abril, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (Setor Música Litúrgica) iniciou uma pesquisa dirigida às paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, por meio de seus músicos, coordenadores, responsáveis pela liturgia, padres entre outros, com o objetivo de coletar informações sobre a realidade litúrgico-musical das comunidades. Mais uma ferramenta que está auxiliando na atualização do Hinário “A Comunidade Canta” (ACC).  O questionário online que está sendo enviado às paróquias é dividido em três partes:

1) Dados gerais;

2) Identificação de questões gerais da música litúrgica (organização, materiais utilizados etc);

3) Identificação do repertório litúrgico-musical já utilizado.

A Comissão solicita que todos aqueles que receberem o questionário encaminhem as respostas até o dia 15 de abril, contribuindo assim com a qualificação do conteúdo que está sendo construído. Em caso de dúvidas, os envolvidos devem entrar em contato com o Setor de Música Litúrgica pelo e-mail: musicalitpoa@gmail.com.

Hinário Arquidiocesano

Para 2020, a Comissão tem este grande desafio que é a atualização do Hinário Arquidiocesano, o Livro de Cantos ACC (A Comunidade Canta). Nos últimos anos, uma comissão regional (CNBB Sul 3), da qual participa o presbítero da Arquidiocese e Coordenador do Setor de Liturgia Regional, padre Luciano Massullo, vem coletando cantos dos diversos hinários das dioceses gaúchas e alguns nacionais, que estão em plena sintonia com a Liturgia, a fim de ter uma coletânea de cantos próprios para cada tempo litúrgico, e assim oferecer um repertório-base para as dioceses atualizarem seus hinários. E neste cenário, a Arquidiocese de Porto Alegre também inicia um processo de atualização do Livro de Cantos ACC.

A construção da atualização do Hinário Arquidiocesano está sendo feita com o envolvimento de todas  as paróquias e comunidades. Para isso, inicialmente, o arcebispo Dom Jaime Spengler enviou carta ao clero comunicando todo o processo, antes do envio do atual questionário que está sendo trabalhado. "Vamos construir juntos a atualização do ACC, unindo a caminhada de nossa Arquidiocese (com sua história e com suas comunidades e paróquias) e também aquilo que nos pede a liturgia, para que nossas assembleias possam melhor celebrar o Mistério Pascal, cantando a liturgia", ressalta o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Secretário do Setor de Liturgia do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marcelo Mito. Para a eficiência do processo, a atualização do ACC se dará em partes (seguindo os ciclos do Ano Litúrgico), em 2020 focado nos cantos do Ciclo do Natal (Tempo do Advento e Natal).

(Foto: Arquivo Pessoal)