CNBB e Cáritas Brasileira lançam campanha nacional com o lema “É tempo de Cuidar”

14.04.2020

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início, a partir do Domingo de Páscoa (12), à Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa que tem como lema "É tempo de cuidar" e busca estimular a solidariedade, por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Além de levar ajuda material às pessoas, a Campanha também busca promover o cuidado no campo religioso, humano e emocional.

Em sintonia com esse propósito, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou um vídeo convocando a todos a viver a alegria do tempo pascal na experiência da solidariedade. “É tempo da Páscoa. Que nossos corações sejam inundados pela força do amor de Deus, à luz amorosa da presença de Cristo ressuscitado”.

No vídeo, dom Walmor salienta que o tempo é propício a reacender a esperança nos corações por depositarmos nele grande confiança. “A Páscoa é tempo de renovação pela força da alegria e por um novo olhar sobre a vida, lançando o olhar sobre o nosso mundo, sobre a nossa humanidade fragilizada, mas que nutre no coração a esperança da vitória, da vida sobre a morte, porque Ele, Cristo, ressuscitou”, disse.

Na ocasião, dom Walmor afirmou que a alegria da Páscoa tem nomes: diálogos, solidariedade, respeito, compromisso com a vida e com o dom. “Por isso mesmo a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do seu organismo, a Cáritas, convoca a participação na ação solidária emergencial”, disse.

O presidente da CNBB reiterou que muitos estão precisando de ajuda e que, especialmente neste momento, todos são chamados de modo muito especial a percorrer o caminho de nossas ruas indo ao encontro dos pobres, para ajudá-los.  “Agora é hora de viver a alegria do tempo pascal na experiência da solidariedade. Participe aí na sua comunidade de fé, na sua paróquia, desta ação bonita de toda a nossa Igreja, anunciando a alegria da Páscoa pela solidariedade com os pobres, com os enfermos, com os vulneráveis e com as famílias que precisam do nosso apoio, da nossa palavra”, convoca dom Walmor.

“É tempo de reconstruir, de abrir um caminho novo. É tempo de viver uma nova experiência de solidariedade, vamos juntos dar as mãos e ir ao encontro deles, dos que necessitam mais, para assim darmos ao mundo testemunho daquilo que de fato é, a razão e o selo de autenticidade da nossa fé cristã católica, abertos a todos os segmentos da sociedade e de todos aqueles que professam a fé em Cristo e que se abrem ao amor de nosso Deus. Seja solidário, participe!”.

Veja a íntegra da fala de Dom Walmor:

(Fonte: CNBB - Edição: Patricia Damaceno/Ascom)