Coronavírus: Mensageiro da Caridade busca ajuda da comunidade

15.05.2020

Fundada há mais de 60 anos e com nova gestão profissional desde fevereiro de 2018, o Mensageiro da Caridade - Cáritas, ação social da Arquidiocese de Porto Alegre, nunca parou de dar assistência a centenas de pessoas diariamente em Porto Alegre e outras dezenas de municípios. Para combater a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), no entanto, muitas atividades tiveram que ser suspensas, o que impede a entrada de recursos e a continuidade do trabalho de solidariedade que a entidade realiza.

Para saber como ajudar, acesse: https://ajude.mensageirodacaridade.org/

“Nossas ações beneficiam mais de 400 famílias e sempre conseguimos manter as atividades a partir da receita gerada pelo trabalho que realizamos”, explica Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre. Os bens recebidos como doação são transformados por mão-de-obra formada gratuitamente em oficinas oferecidas pela entidade, e doados ou revendidos em loja física localizada em Porto Alegre. “Como não podemos coletar as doações nas casas e o recebimento diminuiu muito, a sustentação do que fazemos está em um momento crítico”, completou o Dom Jaime.

De janeiro a outubro de 2019, a entidade auxiliou 601 famílias com a transferência de bens e utensílios domésticos doados pela população. Outras 102 entidades também foram beneficiadas pela Cáritas no mesmo período, por meio do encaminhamento de roupas, calçados, fraldas, móveis e eletrodomésticos.

“Apesar de todo empenho, sem dúvida temos tido muita dificuldade em atender tantas pessoas que, tradicionalmente, já contavam com a nossa ajuda. Nossa expectativa é que possamos contar com o apoio de todos para seguir com esse trabalho social, inclusive, após superado este período da pandemia”, afirmou o Diretor Executivo da Cáritas Arquidiocesana, Luís Carlos Campos. “Com a solidariedade de algumas pessoas físicas e jurídicas ainda estamos conseguindo dar continuidade ao programa de Segurança Alimentar”, comemora Luís.

Por meio da ação, segue mantida a distribuição mensal de 24 toneladas de arroz a 83 paróquias, que organizam o encaminhamento para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. Outras doações de alimentos não-perecíveis e demais mantimentos estão sendo recebidos no Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, no Centro Social Madre Madalena e na sede do Mensageiros da Caridade.

COMO DOAR

Acesse: https://ajude.mensageirodacaridade.org/

Doação de alimentos não-perecíveis ou qualquer outro material:

● Sede do Mensageiros da Caridade: Av. Ipiranga, 1145 (entrada pela rua lateral, no portão de entrada e saída dos caminhões), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em regime de plantão.
● Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand (Rua Pedro Velho, 771 - Bairro Partenon), na Vila Maria da Conceição.
● Centro Social Madre Madalena (Rua Nossa Senhora Brasil, 89 - Morro Santa Tereza), Vila Cruzeiro.

Doações em dinheiro, de qualquer valor, na conta da Arquidiocese de Porto Alegre:

Banco Banrisul
Conta Corrente - 06.102.966-06
Agência - 0838
CNPJ - 92.679.935-0001-64

ATIVIDADES SUSPENSAS NO MENSAGEIRO DA CARIDADE:

● Atendimentos no Centro Social Santa Clara (Bairro Partenon, Vila Maria da Conceição), que atendia com alimentação e diversas oficinas cerca de 90 idosas de terça a sexta, no turno da tarde;
● Centro Social Madre Madalena (Vila Cruzeiro), que atendia 25 idosas com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e 24 adolescentes, no curso de Padaria, visando a inclusão e preparação para o mercado de Trabalho;
● Centro Social Padre Irineu Brand (Vila Maria da Conceição), que atendia diariamente cerca de 250 crianças e adolescentes, com formação humana, alimentação, oficinas diversas como artes, música, informática, dança, reforço escolar e Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, entre outros;
● Cerca de 100 atendimentos mensais às famílias, com doações de bens permanentes;
● Cerca de 150 atendimentos sociais, com encaminhamentos para a rede socioassistencial;
● Cerca de 35 mil peças de roupas/calçados doados mensalmente para entidades parceiras;
● Cancelamento do curso de educador social com cerca de 50 vagas;
● Suspensão do curso de Coordenador de Projetos Sociais com 60 vagas inscritas;
● Suspensão do encontro de formação que acontecia mensalmente, totalizando cerca de 240 agentes de pastoral;
● Suspensão das atividades de assessoramento aos agentes de pastoral dos Vicariatos e Paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre.

Ajude a promover essa campanha. Clique e baixe a peça para divulgação nas redes sociais.