#VaiFicarTudoBem

"Vivemos uma pandemia que não foi querida por Deus, mas por Ele permitida; isso também nos chama à conversão para os valores eternos. É tempo de reconstruir a esperança, promover a solidariedade e incentivar a oração."

Para lembrarmos todos os dias destas palavras de Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, a Arquidiocese de Porto Alegre preparou uma série de 11 indicações de como vivermos bem este período de isolamento.

Leia, coloque em prática e lembre-se: se puder, #FiqueEmCasa.

Reze

A primeira das indicações nos convida à oração. A fé gera esperança e consola nas aflições. Quando a noite se torna densa, a luz de Deus ilumina o coração e a mente e nos devolve a alegria, mesmo quando há incertezas e medos. Confie, entregue seu dia e sua vida ao Senhor. Ele está no meio de nós!

Reflita

Faça uma profunda reflexão aí em sua casa. Confie em Deus. Ele está conosco. Ele não é autor dessa pandemia, mas se ele permite isso, é para nos ensinar que não estamos sozinhos. Precisamos rezar, meditar e refletir para perceber o valor da vida que é total dom de Deus.

Desconecte-se

Fique bem informado com a situação do mundo, do Brasil e da sua cidade neste momento. Mas, não fique conectado o tempo todo. Isso pode gerar tristeza e preocupações. Alterne os tempos de conexão com leituras, orações, exercícios físicos. Cuide-se. A vida é preciosa e clama por cuidado integral.

Cuide-se

Pratique exercícios e se alimente de forma saudável. Relaxe, faça alongamento, medite e reze. Tenha saúde e paz!

Ocupe-se

Ouça boa música, frequente um curso online, leia um bom livro ou assista um filme ou uma série que lhe recomendaram. Descanse e fique em paz!

Aprenda

Podemos aprender com tudo o que estamos passando, olhe a situação de forma prudente e realista. Sem desespero (falta de esperança) e nem presunção (falsa esperança). Sem pânico. Tudo passa, essa situação difícil passará. Na cruz, há luz!

Organize-se

Ocupe seu tempo arrumando o armário, seus arquivos e suas fotos. Cuide das plantas. Aprenda a cozinhar um prato novo. Distraia-se e fique em paz!

Nova Rotina

Talvez seja necessário reorganizar seus horários e criar uma nova rotina de trabalho e ocupação do tempo livre. Estabeleça uma rotina para trabalhar, cuidar de si, rezar e dormir. Coordene seus dias e tenha paz!

Aproxime-se

Reserve um tempo do dia para conversar com pessoas por telefone, ou redes sociais. Interaja e ajude as pessoas para que o isolamento e a solidão não dominem. Quanto mais você sai de si, mais você se encontra. Não podendo sair de casa, aproxime-se de forma real pelos meios digitais. Tem alguém esperando uma palavra sua!

Tranquilize-se

Pode ser que este momento lhe cause medo e angústia. Tudo passará, isso também vai passar. Cuide da mente, do corpo e do espírito. Se estiver em tratamento, tome seus remédios. Se precisar, consulte um médico. A vida continua bela e repleta de sentido!

Você não está só

Caso você esteja sentindo-se sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar, pense que esse momento vai passar. Não se feche, partilhe com um familiar, um amigo, um psicólogo ou médico e não esqueça: ligue para sua paróquia. Reparta a dor, outros podem ajudar.